Brasil

Confira aqui se seus dados foram vazados após falha de segurança

Tecmundo | 29/01/21 - 16h39

Dois grandes vazamentos de dados expuseram informações de 223 milhões de brasileiros recentemente, incluindo e-mail, telefone, informações fiscais e CPF. Se você quer saber se foi afetado pela falha de segurança, um novo site permite realizar essa verificação rapidamente.

Chamado de Fui Vazado!, a plataforma está disponível neste link e foi criada pelo desenvolvedor Allan Fernando. De maneira simples e rápida, o site permite que o usuário verifique se dados pessoais apareceram em um dos vazamentos. Devido ao grande número de buscas, em alguns momentos o site pode ficar fora do ar. 

O usuário precisa adicionar o número do CPF e data de nascimento nos campos em branco, além de realizar uma verificação no estilo Captcha. Graças ao grande volumes de acesso, o site está enfrentando instabilidades atualmente, mas a tendência é que a plataforma volte a funcionar normalmente em breve.

O site é seguro?

De acordo com Allan Fernando, o site apenas bate as informações fornecidas pelo usuário com os detalhes encontrados nos bancos de dados vazados. O  Fui Vazado! também não guarda as credenciais utilizadas na verificação.

A plataforma não exige qualquer forma de login e, segundo o desenvolvedor, os únicos dados que ficam armazenamentos são as informações de acesso geradas pelo Cloudfare.

Verificar CNPJ

O Fui Vazado! também conta com uma indicação para quem possui uma empresa e quer verificar se informações da companhia também foram comprometidas. Os bancos de dados que estão rolando na internet incluem informações de aproximadamente 40 milhões de negócios.

Se você é empresário, é possível verificar se os dados do seu negócio estão nos vazamentos por meio do site Syhunt, desenvolvido pela firma de segurança de mesmo nome. O procedimento exige apenas o número do CNPJ de sua empresa.