Economia

Conheça a modalidade que você pode investir a partir de 30 reais e bateu recorde de vendas em junho

TNH1 com agências | 26/07/22 - 16h49
Imagem: Freepik

No mês de junho, as vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,53 bilhão, segundo balanço divulgado hoje (26) pelo Tesouro Nacional. A modalidade, se popularizou no Brasil, atraindo quem está começando a investir e não quer correr riscos.  As informações são do site do próprio Tesouro Direto. 

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online
Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.

Segurança - Os investimentos em títulos públicos, por meio do Programa Tesouro Direto, são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, são os investimentos mais seguros do país.

Quais são os Requisitos básicos? - Para adquirir títulos públicos no Tesouro Direto, você só precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma conta corrente ou poupança em qualquer banco ou corretora financeira. 

E como fica o Imposto de Renda - Os impostos cobrados sobre as operações realizadas no Tesouro Direto são os mesmos que incidem sobre as operações de renda fixa, como fundos de investimento e CDBs: o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), para resgates da aplicação em menos de 30 dias, e o Imposto de Renda (IR), com alíquota regressiva a depender do prazo do investimento, da seguinte maneira:

  • i. 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;

  • ii. 20% para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;

  • iii. 17,5% para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;

  • iv. 15% para aplicações com prazo acima de 721 dias. 

O vídeo abaixo traz explicações de como investir:  E para ir direto para a página de investimentos, clique AQUI