Comportamento

Conheça os principais benefícios que o sexo pode oferecer para a sua vida

João Victor Souza | 09/02/19 - 20h28
Divulgação / Inmagine Royalty Free

Sexo é bom, faz bem para a saúde e todo mundo gosta. Quem já ouviu essa frase certamente concordou com ela, porém alguns benefícios da prática sexual podem passar despercebidos quando o principal objetivo do ato é sentir prazer.

Para a saúde, por exemplo, o sexo traz um fortalecimento dos ossos com o aumento do nível de hormônios. Além disso, protege o nosso corpo de infecções ou inflamações, devido o revigoramento do sistema imunológico.

Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Vanessa Albuquerque, o sexo também ajuda a melhorar o sono e a diminuir o estresse. “A atividade sexual promove o relaxamento do corpo, contribuindo para que possamos dormir melhor. Como também, as sensações de prazer trazem bem-estar e ajudam a aliviar a tensão, os sintomas de ansiedade e melhora o humor”, disse.

Ainda segundo ela, é importante diferenciar o sexo da sexualidade. "Podemos dizer que o sexo está relacionado às distinções anatômicas e biológicas entre homens e mulheres, alguns elementos do corpo como genitálias, aparelhos reprodutivos e mais outros, como também nos referir ao sexo pelo ato sexual que é a relação entre duas ou mais pessoas. Devemos tratar assim, sem preconceitos pois cada um possui seus gostos e particularidades individuais", afirmou.

"Já a sexualidade faz parte natural do nosso dia a dia, está relacionado as práticas eróticas do ser humano, suas escolhas de relação afetiva e de desejo. É a nossa forma de ser e viver tudo que a vida nos proporciona, ou seja, o sexo está relacionado com a maneira que expressamos nossa sexualidade", continuou a terapeuta.

O orgasmo que é o momento em que o prazer da excitação sexual atinge o máximo de intensidade também contribui para homens e mulheres viverem com mais qualidade.

“Ao falar de sexo, nos referimos também ao orgasmo, pois é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para o casal e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual, além disso contribui para que tenhamos mais qualidade no dia a dia a partir dos momentos de prazer”, destacou.

A melhor solução para manter um bom relacionamento sexual é autoconhecimento e sempre dialogar com seu par. Ansiedade, preocupação e estresse só atrapalham e podem fazer mal à saúde.