Saúde

Conselho de Secretarias de Saúde diz que nenhum alagoano tomou vacina fora da validade

TNH1 com Assessoria Cosems | 28/04/21 - 09h49
Assessoria

Após a veiculação de informações de que doses da vacina Astrazeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade em centenas de municípios espalhados pelo Brasil, incluindo cidades alagoanas, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), divulgou uma nota de esclarecimento sobre as quinze doses que teriam sido aplicadas em Alagoas. 

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, afirmou que, após uma investigação minuciosa em conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), junto aos seis municípios citados (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa), foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021.

De acordo com a nota do Cosems, o que de fato ocorreu foi um erro na digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19).

O Cosems, no entanto, não esclareceu de onde surgiu o erro, quem teria a responsabilidade por essa digitação.

"Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. O Cosems/AL deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade", diz a nota.

Na última segunda-feira (26),o secretário de estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, se disse surpreso com a informação que surgiu na imprensa e solicitou informações às secretarias municipais de Saúde das cidades alagoanas que teriam aplicado doses vencidas da vacina Astrazeneca.