Alagoas

Coqueiro Seco recebe teste do IBGE para o Censo 2022

Assessoria IBGE | 04/11/21 - 11h31
Assessoria

Dando continuidade aos preparativos do Censo 2022, que ocorrerá nos meses de junho a agosto do próximo ano, o IBGE realizará, durante todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro, um teste nacional para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades), nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores.

Em Alagoas, o teste será realizado no município de Coqueiro Seco. Serão 12 recenseadores percorrendo 10 setores censitários e cerca de 1800 domicílios. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

O evento de lançamento do teste de coleta do Censo 2022 foi realizado nesta quinta-feira, 4, na sede da Prefeitura de Coqueiro Seco, com a presença de autoridades locais, servidores do IBGE envolvidos na operação, do chefe do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Jr., e do vice-diretor de informática do IBGE no Rio de Janeiro, Arnaldo Lyrio.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido. 

Testes serão realizados em municípios e até mesmo bairros de capitais - Haverá coleta tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Salvador (BA) – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (SC). Também estarão disponíveis para atender à mídia chefes de Unidades Estaduais do IBGE, os coordenadores técnicos do Censo e supervisores de comunicação nos estados.