Geral

Corpo de Bombeiros orienta o que fazer em caso de fiação exposta sobre carro

Redação, com TV Pajuçara | 24/12/21 - 16h46
Reprodução / Redes Sociais

O acidente de trânsito que provocou a queda de fiação elétrica de alta tensão e causou a morte de uma mulher e um menino na tarde dessa quinta-feira, 23, em Santa Amélia, parte alta de Maceió, levantou orientações sobre o que deve-se fazer ou não em momentos como esse. 

O tenente Claudemir Gouveia, do Corpo de Bombeiros, explicou em entrevista ao Cidade Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, que as pessoas dentro do veículo não podem tocar em partes metálicas.

"Sabemos e entendemos a complexidade da situação a quem está envolvido em uma ocorrência desse tipo, normalmente tende a tomar-se pelo desespero, mas a recomendação é: procure manter a calma. Mantenham-se no interior do veículo, pois esse interior, estando nele, você está isolado eletricamente. Se eu estiver envolvido no interior do veículo, o que fazer? Manter a calma, não tocar em nenhuma parte metálica do veículo e acionar de imediato o Corpo de Bombeiros e a companhia de energia. Outra situação é estar passando na rua, me deparei com um carro que colidiu e o fio está sobre o veículo. O que fazer neste momento? Inicialmente não procurar aproximar-se do veículo".

Mas e o que fazer se o veículo começar a pegar fogo?  - "O carro começou a incendiar, a vítima está  no interior do veículo, como a gente falou inicialmente, tenta sair desse veículo não tocando nas partes metálicas. Muito cuidado ao sair do veículo, porque será necessário colocar os dois pés um ao lado do outro e dar passos bem lentos de modo que não permita que seja possível erguer o pé e depois voltar. Então, de maneira lenta e coordenada, você procura se afastar ao máximo do veículo, porque é necessário, inicialmente, conhecimento dessa técnica e muito sangue frio, mas que é uma técnica que salva vidas", detalhou o tenente.