Brasil

Corpo de Dom Henrique Soares é sepultado na Catedral Diocesana de Palmares

TNH1 com informações do Correio Braziliense | 19/07/20 - 14h48 - Atualizado em 19/07/20 - 16h19
Divulgação

O corpo do bispo da Diocese de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, 57 anos, foi sepultado na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares, interior de Pernambuco, na manhã deste domingo, 19. O religioso morreu ontem vítima de complicações da Covid-19.

A missa exequial transmitida pela internet aconteceu antes do sepultamento e contou com a presença de bispos, padres e familiares de dom Henrique Soares. A celebração teve restrições de público por causa da pandemia. 

Assista à missa na íntegra:

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo. Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação. 

Dom Henrique estava desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No último dia 16, ele apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.

Padre Fábio de Melo lamenta morte de bispo em missa

O Padre Fábio de Melo lamentou a morte de Dom Henrique Soares na missa celebrada nesta manhã, transmitida pela internet. Para o pároco, o alagoano fez um belo trabalho dentro do catolicismo. 

"Quero rezar pela alma do nosso querido Dom Henrique Soares, que faleceu ontem de Covid-19. Bispo jovem, trabalhador, um trabalho lindo dentro da Igreja que nós perdemos", disse o padre.

Veja abaixo: