Alagoas

Covid-19: Atendimentos do Samu sobem 63% em janeiro e já superam os dois meses anteriores

Ascom Sesau | 25/01/22 - 20h14
Reprodução

Desde os primeiros dias do ano, uma nova onda de infecções por Covid-19 e outras Síndromes Gripais têm sido registradas em todo o país. Só no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, em janeiro, o índice de atendimentos pré-hospitalares para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 aumentou 63% em relação ao mês anterior e já superou todos os atendimentos realizados em dezembro e novembro do ano passado.

De acordo com o Núcleo de Estatística do Samu, até essa segunda-feira (24), 229 atendimentos primários e transferências hospitalares foram realizados pelos socorristas em Alagoas. Como comparação, em todo o mês de dezembro, 104 pacientes com este quadro foram socorridos no Estado e 84 em novembro. Em todo o ano passado, foram 7.067 casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 atendidos pelo Samu Alagoas, quase 20% a mais em relação a 2020, quando foram registrados 5.896 casos.

Segundo o médico e supervisor geral do Samu Alagoas, Claubiano Moura, toda a população deve continuar alerta para as medidas de prevenção. “A flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado não significa que devemos relaxar nos cuidados. É necessário usar máscara, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações”, explicou o supervisor.

EPIs e Higienização – Para atender os pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos socorristas, todos os veículos utilizados na operação passam por um processo de higienização após o atendimento.

A iniciativa consiste na limpeza de todas as superfícies horizontais e verticais das Unidades de Suporte Avançado (USA) e Unidades de Suporte Básico (USB). Para isso é utilizada uma solução à base de hipoclorito de sódio a 1%, de acordo com as recomendações da Nota Técnica de nº 4, expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi atualizada em 25 de fevereiro de 2021.

Quando retornam das ocorrências, as ambulâncias são encaminhadas a um dique para que as portas, teto, piso, corrimões, assentos, mobiliário dos materiais, maca, colchão, prancha rígida, entre outros equipamentos, sejam devidamente desinfetados. Esse tipo de higienização também é feito quando os carros, durante outros tipos de ocorrências, ficam sujos de sangue ou com algum tipo de fluído corporal.

As viaturas exclusivas para este tipo de atendimento também foram adaptadas para que este processo seja agilizado e a viatura volte mais rápido para ser utilizada em outro atendimento. Alguns equipamentos como os de imobilização para casos de trauma e outros aparelhos que não são utilizados nestes pacientes, são retirados dos veículos, para diminuir a lista de itens para higienizar.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.