Alagoas

Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção

Secom Maceió | 23/03/20 - 11h56 - Atualizado em 23/03/20 - 12h02
Secom Maceió

Neste momento em que a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, a parcela da população que vive em situação de rua se mostra ainda mais vulnerável. Para desenvolver políticas de prevenção voltadas para esse público, o Consultório na Rua tem buscado desenvolver ações estratégicas, voltadas ao cuidado dessas pessoas.

Na semana passada, durante reuniões intersetoriais e com as equipes de profissionais do programa, que faz parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde, foram discutidos o fluxo desses pacientes, abrigamento provisório para isolamento de casos suspeitos, prevenção e orientação junto aos usuários, além de outras ações.

Envolvendo outros setores, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua conta com integrantes do Consultório na Rua, Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Secretaria Municipal de Assistência Social, OAB de Alagoas, instituições religiosas parceiras e Movimento Nacional da População de Rua.

De acordo com Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua, as equipes continuarão nas ruas realizando seu trabalho, intensificando as atividades de orientações de prevenção para os usuários.  “Nós estamos viabilizando todas as formas possíveis para fortalecer o cuidado com esses usuários”, destaca.

Ainda segundo a coordenadora, as equipes do Consultório estão preparadas para, ao detectar um usuário sintomático, encaminhar para uma unidade de saúde de referência da região. A partir daí, o fluxo segue o mesmo dos outros pacientes. Ambulâncias da SMS estarão disponíveis para o translado desses usuários. O programa vai atuar ainda na disseminação de informações verdadeiras e orientação para os usuários. Além disso, garrafas com água e sabão facilitarão a higienização desta população. 

Doações

Os insumos para os profissionais são direcionados pela SMS, mas o Consultório na Rua recebe doação de materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas, água e alimento para as pessoas em situação de rua, pois, além da preocupação com a disseminação do vírus, a chegada do período chuvoso deixa os usuários ainda mais suscetíveis a doenças. Para doar, basta entrar em contato com o programa no número 3312-5434 ou 98802-3174.

“Nós contamos com o apoio de instituições religiosas, como a Casa de Ranquines, a Igreja Batista e a Casa Betânia, mas estamos abertos a receber essas doações também da população em geral”, frisa Jorgina.

Consultório na Rua

Distribuídas pelos Distritos Sanitários de Maceió, o Programa conta com seis equipes interprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, profissionais de Educação Física, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e agentes de ação social.

Equipe 1- Referenciada na US Osvaldo Brandão – Ponta da Terra(16h às 22h)
Telefone 3312-5498
E-mail:consultorionarua-1@sms.maceio.al.gov.br

Equipe 2- Referenciada na US Durval Cortez – Prado (13h às 19h)
Telefone 3312-5505
E-mail:consultorionarua-2@sms.maceio.al.gov.br

Equipe 3- Referenciada na US Dr. Walter de Moura Lima – Santa Amélia (16h às 22h)
Telefone 3312-5560
E-mail:consultorionarua-3@sms.maceio.al.gov.br

Equipe 4- Referenciada na US Roland Simon- Vergel do Lago (13h às 19h)
Telefone 3312-5503
E-mail:consultorionarua-4@sms.maceio.al.gov.br

Equipe 5-  Referenciada na US José Araújo da Silva – Jacintinho (7h às 13h)
Telefone 3312-5530
E-mail:consultorionarua-5@sms.maceio.al.gov.br

Equipe 6- Referenciada na US Hamilton Falcão – Benedito Bentes (14h às 20h)
Telefone 3312-5546
E-mail:consultorionarua-6@sms.maceio.al.gov.br