Alagoas

Covid-19: governo do estado inicia distribuição de 150 mil testes rápidos para municípios

07/01/22 - 15h38
Carla Cleto/Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). iniciou nesta sexta-feira (7) a distribuição de 150 mil testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 nos 102 municípios alagoanos. A ação faz parte das novas medidas anunciadas pelo Estado para o fortalecimento ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Os municípios podem fazer a retirada na sede do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado no bairro do Farol, em Maceió, por meio de ofício entregue à unidade. Já as cidades que preferirem esperar, os testes antígeno serão entregues pelo Ceaf seguindo a rota de distribuição de medicação do Estado.

O objetivo da ação é identificar principalmente os casos assintomáticos da doença, agilizando, dessa maneira, o isolamento domiciliar ou hospitalar das pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são feitos após o início dos sintomas de síndrome respiratória.

Além da liberação de 150 mil testes rápidos, outras medidas anunciadas pelo governo foram a ampliação do número de leitos para Covid-19 e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), a instalação de quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) construídas e administradas pelo Governo de Alagoas, em Maceió, e a disponibilização de 30 ambulâncias para agilizar o transporte sanitário de pacientes.