Saúde

Covid-19: nova etapa de pesquisa de testagem da população começa na quinta-feira

Secom Maceió | 02/06/20 - 16h00

Para medir o nível de imunização da população e identificar de que forma o coronavírus está se propagando pelo Brasil, uma nova etapa da pesquisa que testa a população em casa acontece de quinta (4) a sábado (6), em Maceió.

Nesta etapa, cerca de 250 maceioenses serão testados. O intuito da pesquisa é auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia da Covid-19, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus. A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste rápido, que utiliza metodologia por punção digital. 

De acordo com o Ibope Inteligência, responsável por realizar o projeto, para esta segunda fase foram reforçados o treinamento metodológico e de biossegurança de todos os entrevistadores, e contratados uma enfermeira ou um enfermeiro para cada um dos 133 municípios participantes. As informações referentes às pessoas com resultados positivos serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Na primeira fase, que aconteceu em maio, foram realizadas 234 entrevistas em Maceió, tendo sido todos os entrevistados testados, obtendo quatro testes com resultado positivo.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), financiada pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Ibope Inteligencia. A terceira e última etapa da pesquisa está prevista para acontecer 14 dias após a finalização da segunda etapa.