Saúde

Covid: Alagoas adere à recomendação do MS e suspende imunização de adolescentes

Eberth Lins | 16/09/21 - 13h43
Suspensão atende nota da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. do Governo Federal | Foto: Cristine Rochol/SES-SC

Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), Alagoas suspendeu a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, a partir desta quinta-feira (16). A medida acontece em consonância com a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Governo Federal, que enviou aos estados, na noite de ontem (15), uma nota técnica revisando a orientação para imunização de pessoas entre 12 e 17 anos.

A partir de agora, de acordo com a nota técnica acatada pelo estado de Alagoas, devem ser vacinados somente os adolescentes que apresentam deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Na tarde desta quinta, o governador Renan Filho (MDB) usou as redes sociais para confirmar a adesão da recomendação e informar a suspensão imediata da vacinação para este público. "Informação importante sobre a vacinação em Alagoas", disse ele.

Na nota, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 ressaltou ainda que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades 'ainda não estão claramente definidos" e que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela doença tiveram 'evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos (com poucos sintomas)". 

"Destacamos que a orientação da NOTA TÉCNICA 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS estabelecia que os adolescentes sem comorbidades seria o último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro. Outrossim, reafirmamos que Estados e Municípios sigam as orientações do Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19. Por fim, reiteramos que esta Secretaria, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas", trouxe a nota.

Maceió já supendeu imunização -  Estados e municípios têm autonomia para aderir ou não à recomendação do MS. Em Maceió, a Prefeitura já anunciou que suspendeu a vacinação para adolescentes sem comorbidades e informou que o Município está preparado para vacinar os idosos com a dose de reforço para pessoas com 70 anos ou mais e que aguarda a nota técnica para dar início.