Alagoas

Covid: Alagoas recebe lote com mais de 81 mil imunizantes nesta sexta

TNH1 com TV Pajuçara | 16/04/21 - 09h45
Arquivo/Felipe Brasil/Agência Alagoas

Alagoas vai receber, nesta sexta-feira, 16, um lote com 81.550 imunizantes contra a Covid-19. As vacinas, transportadas pelo avião solidário da Latam, devem chegar no fim da manhã de hoje em Maceió.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, afirmou no programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, que a expectativa do Estado era receber mais de 100 mil doses da vacina, porém houve redução de produção nos últimos dias. Ele também confirmou que serão em torno de 50 mil doses de Astrazeneca e de 30 mil de Coronavac.

"As pessoas estão ansiosas para a vacinação. Infelizmente, o Ministério, apesar de ter feito muito esforço, só conseguiu mandar esse quantitativo de 81 mil doses. A gente espera distribuir o mais rápido possivelmente para acelerar a imunização dos alagoanos", disse.

"É a dificuldade de produção. O [Instituto] Butantan está aguardando a chegada de insumos que vêm da China e por isso a capacidade de produção foi reduzida nos últimos dias", explicou o secretário.

Ayres também comentou sobre o público-alvo com a nova remessa de vacinas. "A gente tem conversado e a decisão cabe aos técnicos. Eles se debruçaram sobre o tema e encontraram priorizações dentro dos casos de comorbidades. Então vamos vacinar pacientes com comorbidades e outros [grupos] que serão anunciados".

O secretário destacou que os imunizantes serão distribuídos ainda nesta sexta aos municípios alagoanos. Ele disse também que os idosos que não puderam se vacinar vão ser contemplados com o novo lote.

"Nós mandaremos para os municípios uma nova remessa para a vacinação dos idosos. Estamos chamando de repescagem. Muitos não puderam tomar as vacinas no momento em que foram ofertadas para a sua faixa etária em razão da sua infecção, pois haviam idosos infectados e não podiam tomar as doses".

Avião solidário traz vacinas para AL e 10 estados

O Avião Solidário da Latam decolou na última quinta para levar imunizantes para 11 estados para o combate à Covid-19. O programa realiza decolagens a partir de São Paulo (Guarulhos) para transportar um total de 1.489.400 doses de vacinas para abastecer as localidades. Confira aqui todos os voos e embarques previstos.

Considerando esses novos embarques, o programa Avião Solidário da LATAM já movimentou gratuitamente dentro do Brasil mais de 21,6 milhões de doses a bordo de 213 voos desde 18 de janeiro.