Saúde

Covid: Alagoas tem queda de óbitos, mas segue com aumento de novos casos

Eberth Lins | 29/09/20 - 09h37
Foto: Fiocruz

O novo relatório do Observatório Alagoano de Políticas Para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), informou que o estado registrou queda no número de óbitos, no entanto, trouxe também o dado de que há expansão de novos casos da doença. Conforme a avaliação da 39ª Semana Epidemiológica, além de Maceió e Arapiraca, que são analisadas separadamentes, houve aumento de novos casos da Covid-19 nas 2ª, 3ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Regiões de Saúde.

Apesar do aumento de novos casos registrado nas últimas duas semanas epidemiológicas, segundo o Observatório, Alagoas segue apresentando indícios de controle da transmissão.

"O principal resultado desse relatório é a verificação do aumento do número de novos casos, que ocorreu na última semana, ainda consequência do aumento que tivemos na transmissão em Alagoas na segunda metade do mês de setembro. Temos indícios de controle da transmissão em todo o estado, mas o aumento de casos deve ser monitorado a fim de evitar novas ondas de contaminação", detalha o coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue.

As razões entre as taxas de incidência foram calculadas a partir da divisão da taxa na SE 38 pela da SE 37 e da taxa na SE 39 pela SE 38. O valor será maior que 1 quando a taxa na semana atual (ou mais recente) for maior do que a da semana anterior (destaque em vermelho). 

De acordo com o Observatório, o aumento observado na 39ª SE, distribuído por parte considerável do território alagoano, acende um alerta com relação aos critérios de controle de transmissão. 

"Essa expansão mostra que ainda não atingimos uma imunização coletiva ou de 'rebanho', o que torna essencial a manutenção de todos as medidas de prevenção, como uso da máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações. Felizmente, outros indicadores, entre os quais número de óbitos e ocupação hospitalar, são positivos", acrescentou Bádue.

Covid em Alagoas

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde dessa segunda-feira (28), Alagoas tem 86.393 casos confirmados do novo coronavírus. A Sesau também contabiliza  2.062 óbitos em território alagoano.