Futebol

CSA é campeão da Copa Alagoas: veja o golaço de falta e quando será a seletiva da Copa do Brasil

Gabriel Amorim* | 04/04/24 - 07h00
O Azulão venceu o Penedense por 2 a 1 no placar agregado da final | Augusto Oliveira/CSA

Aconteceu! Após empatar em casa por 1 a 1 com o Penedense, o CSA foi até o Estádio Alfredo Leahy, em Penedo, e conseguiu uma vitória surpreendente, que deu o título da Copa Alagoas pela primeira vez na história do clube. Além da taça, o Azulão também conquistou a vaga na seletiva da Copa do Brasil 2025.

E o gol do título veio com estilo: aos 22 minutos do segundo tempo, o meia Gustavo Xuxa pegou a bola para cobrar uma falta e meteu na gaveta, sem chances para o goleiro Diogo. Assista, abaixo, o golaço:

Muito contido nas comemorações durante todo o campeonato, o CSA venceu o Penedense por 2 a 1 no placar agregado da final. A taça vem para acalmar os ânimos da torcida e dar uma maior segurança na atual administração do clube, que viu, nas últimas semanas, não só a renúncia do presidente executivo, Rafael Tenório, como também uma reformulação completa na pasta de futebol.

O jogo - A primeira etapa da partida foi bastante intensa. Apesar de jogar fora de casa e enfrentar um Alfredo Leahy completamente lotado, foi o CSA que procurou ditar o ritmo do jogo. No entanto, as jogadas eram construídas perto da área do Penedense, mas sem objetividade. Do mesmo modo acontecia no time de Jaelson Marcelino, que encontrou dificuldades na marcação do Azulão. Fim do primeiro tempo: 0 x 0.

Na volta do intervalo, as duas equipes se lançaram no ataque em busca da vitória para se sagrar campeã. Aos 5 minutos, o volante Pedro Favela acertou um lindo chute de longe, fazendo com que Diogo precisasse se esforçar para defender. A resposta do Penedense veio logo após. Aos 7, Vitor Alagoano conseguiu tirar do goleiro Yuri Sena, mas chutou para fora.

Antes do gol, a principal chance do Azulão saiu dos pés do zagueiro Wellington Carvalho. O defensor estava livre e recebeu livre uma boa bola de Almir Luan, mas tentou tirar do goleiro e mandou por cima do travessão.

E se a construção das jogadas estava complicada, o caminho do gol veio, mais uma vez, na bola parada. De falta, Gustavo Xuxa mandou de longe, no canto superior direito. Penedense 0 x 1 CSA.

(Crédito: Augusto Oliveira/CSA)

A equipe de Penedo ainda tentou chegar para empatar a partida, mas sem resultado. A vitória deu o título ao CSA e a vaga na seletiva da Copa do Brasil 2025. Vale lembrar que o Penedense conseguiu a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D, já que o clube vencedor - no caso, o Azulão - já disputa a Série C.

Seletiva da Copa do Brasil - O CSA vai encarar o CSE em busca da última vaga de Alagoas na Copa do Brasil de 2025. O Tricolor chegou à disputa por ter tido a 3ª melhor campanha do Alagoano.

E a ida já tem data marcada. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou, antecipadamente, que a primeira partida será disputada em Palmeira dos Índios, sob o mando do CSE, já no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília). 

A indefinição fica por conta somente do jogo de volta. A previsão inicial é que aconteça na próxima quarta (17), às 20h, no Rei Pelé, em Maceió. Acontece que a Federação ainda aguardava a definição da CBF sobre a data das quartas da Copa do Nordeste entre CRB e Botafogo-PB. Na manhã desta quinta (4), a Confederação bateu o martelo e divulgou que a partida do Nordestão acontece na próxima terça (9). Sendo assim, a partida da seletiva deve acontecer mesmo no dia seguinte, na quarta.

*Estagiário sob supervisão