Futebol Nacional

Damião marca duas vezes e comanda vitória do Inter contra o São Paulo

ESPN | 14/10/18 - 20h02
Gazeta Press

Apesar de um gol sofrido logo no início do jogo, o Internacional mostrou porque é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro. No Beira-Rio lotado, o time bateu o São Paulo por 3 a 1, de virada, na tarde deste domingo, em Porto Alegre.

A vitória foi de extrema importância. Além de ser um duelo direito no topo do Campeonato Brasileiro, ambos os clubes vinham de um momento em queda. A equipe colorada somou sete pontos nos últimos 15 possíveis, enquanto os tricolores fizeram só seis.

O triunfo volta a acordar o Inter na classificação. Agora tem 56 pontos e continua na cola do Palmeiras, que lidera com 59. Já o São Paulo vê cada vez mais longe a primeira colocação. A equipe, que liderou o torneio por oito rodadas, continua com 52 e em quarto.

Os gols deste domingo foram do meio-campista Lizeiro, que abriu o placar para os paulistas aos 2 minutos de jogo, e do atacante Leandro Damião, que empatou aos 45 da etapa inicial e virou aos 6 do segundo tempo. Nico López fez o terceiro, de pênalti, aos 49.

E o atacante do Inter nem começou a partida como titular. Relacionado por Odair Hellmann após uma rodada afastado por problemas musculares, ele entrou no duelo aos 27 minutos para substituir William Pottker, que sentiu uma lesão na panturrilha.

Mesmo fora, o jogo parecia desenhado para ele. Ao ingressar em campo, seu time perdia por 1 a 0 e buscava incessantemente o empate por meio de cruzamentos na área. E o Inter sentia justamente a presença de alguém naquele setor para finalizar.

Com os dois tentos, Damião tem sete gols no Brasileiro. Pouco para um centroavante, sim, mas o necessário para o que time precisava.

Agora o São Paulo terá de se preparar para o novo compromisso no torneio. No próximo sábado, receberá o Atlético-PR, no Morumbi, pela 30ª rodada. Não poderá contar com o zagueiro Anderson Martins (expulso) e o lateral direito Bruno Peres, suspensão por cartão amarelo.

Já o Internacional jogará somente no dia 22, quando pegará o Santos, no Beira-Rio. Em casa, o time soma 11 vitórias e três empates.

NOVIDADE X FORÇA MÁXIMA

Com o São Paulo cambaleando nas últimas rodadas, o técnico Diego Aguirre repensou a escalação. Deu oportunidade para o goleiro Jean substituir Sidão, muito criticado nas rodadas anteriores, e optou por Liziero na vaga do atacante Everton, fora por lesão.

Sem o zagueiro Arboleda (servindo a seleção do Equador), optou por Bruno Alves, deixando o criticado Rodrigo Caio no banco.

Especialmente no meio, a mudança deixou o time tricolor com uma cara mais defensiva. Foram três jogadores com características de marcação (Jucilei, Hudson e o próprio Liziero) e apenas um de criação (Nenê).

Mesmo assim o São Paulo abriu o placar com dois minutos de jogo, surpreendendo até o torcedor mais otimista. Contando com uma falha de Edenílson, Jucilei retomou a bola e tocou para Reinaldo. O lateral cruzou na área e Liziero, livre, marcou.

No entanto, foi o único momento de lucidez são-paulina na primeira etapa da partida. O que se viu depois foi o domínio colorado.

Odair Hellmann preparou o time durante toda a semana pensando no ataque e, diferente do técnico adversário (e amigo pessoal, de quem foi auxiliar no próprio Internacional em 2015), teve todos os principais nomes do elenco à disposição.

Damião ficou no banco por escolha. Deveria entrar somente no segundo tempo, mas a lesão de Pottker mudou os planos.

A decisão foi acertada.

Até então, o time da casa cruzava as bolas na área do São Paulo sem assustar Jean. A chance mais perigosa terminou com um gol de Nico López anulado erroneamente pela arbitragem. A assistente Neuza Ines Back viu impedimento dele, desconsiderando que a bola chegou ao pé do jogador colorado após desvio do volante Hudson --o que descarateriza completamente a irregularidade.

INSISTÊNCIA

Mesmo com Damião em campo, o Inter demorou para chegar ao gol. Aos 41, após cobrança de falta de D'Alessandro, viu a bola acertar caprichosamente o travessão. A torcida já começava a reclamar, mas o empate ocorreu pouco depois.

Foi exatamente aos 45 minutos. Em jogada individual de Nico López, que foi para a ponta-direita e cruzou para a área, Leandro Damião subiu sozinho dentro da pequena área e marcou de cabeça.

A diferença entre os times até então foi gritante. Os donos da casa tiveram no primeiro tempo 64,4% da posse de bola, completaram 230 passes e finalizaram seis vezes, sendo dois chutes certos ao gol.

Os são-paulinos ficaram só 35,6% com a bola. Deram um chute ao gol e completaram míseros 98 passes.

VIRADAS

A virada do Inter aconteceu no começo da etapa final. Aos 6 minutos, D'Alessandro cruzou a bola para a área. O zagueiro Victor Cuesta escorou e Leandro Damião, esperto, chegou a tempo de apenas empurrar a redonda para o fundo do gol.

Não foi apenas uma virada no placar. os papéis dos times também mudaram.

Atrás do placar o São Paulo tentou reagir. Tentou com chutes de fora da área, cruzamentos e até substituições. Chegou perto aos 14, em chute de Hudson que passou próximo da trave, e aos 27, quando Diego Souza completou cruzamento de Rojas para fora.

Aos 33, teve até lance polêmico. Reinaldo cobrou falta para a área e Bruno Alves dividiu a bola pelo alto com Marcelo Lomba. A bola escapa de ambos e sobra para Gonzalo Carneiro, que empata, mas o lance é anulado por impedimento de Bruno Alves.

O São Paulo conseguiu ficar mais próximo da área colorada e melhorar a posse de bola (chegou a 43,1%).

No final, aos 48, Damião ainda sofreu um pênalti de Anderson Martins. Nico López fez o terceiro.