Saúde

Defensoria cobra redução da fila de espera para cirurgias urológicas do SUS

Ascom Defensoria | 20/08/19 - 15h15

Em reunião conduzida pelo coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública, Fabrício Leão Souto, na manhã desta terça-feira, 20, o secretário de saúde do Estado, Alexandre Ayres, e o representante da regulação da saúde do Município de Maceió, Deraldo Lima, se comprometeram a atender toda demanda reprimida de cirurgias na área de urologia, até o próximo dia 30 de novembro.  O encontro contou, ainda, com a presença de representantes dos hospitais responsáveis pela realização dos procedimentos (Veredas, Santa Casa e Sanatório) e da Sociedade Brasileira de Urologia. 

A reunião de hoje foi realizada para acompanhar o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os entre públicos e hospitais, de 2017, que visava o restabelecimento da oferta das cirurgias urológicas para os usuários da rede pública de saúde maceioense, que, na época, estavam suspensas há um ano. Além disso, se propôs a discutir a necessidade de adoção de medidas para zerar a demanda reprimida, formada no ano de 2018, bem como a expansão da oferta dos procedimentos para evitar novas filas.   

Na oportunidade, o Município de Maceió apresentou o fluxograma para a realização dos procedimentos pelos prestadores. De acordo com informações das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, parte dos pacientes a serem atendidos aguarda pelas cirurgias há mais de um ano. Ficou acordado, também, que os prestadores irão providenciar todos os exames pré-operatórios e agendamento dos procedimentos cirúrgicos dentro do prazo estabelecido.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 28 de agosto, às 9h, na sede da Defensoria Pública do Estado, para a apresentação da lista dos pacientes que devem operados.