Alagoas

Defesa Civil alerta para risco de transbordamento do Rio São Miguel

TNH1 com TV Pajuçara | 06/06/22 - 08h24
Foto: Reprodução/Grupamento Aéreo

A Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta, na noite desse domingo, 05, aos moradores do município de São Miguel dos Campos, devido o aumento no nível do Rio São Miguel, sobre o risco iminente de transbordamento nas próximas horas.

Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, disse que o rio está sendo monitorado constantemente e o alerta é válido pelas próximas 24 horas.

"Nos temos um aviso meteorológico vigente para todo o estado de alagoas. Também acabamos de emitir um alerta hidrológico, principalmente para o Rio São Miguel e Jequiá, pois esses estão com um nível bastante elevado. Não há um prazo para esse alerta, porém os rios estão sendo monitorados diariamente. Nós vamos avaliar durante todo o dia se há necessidade de ampliação desse alerta hidrológico e do aviso meteorológico. Porém, até o momento, nós mantemos o alerta vigente pelo menos por mais 24 horas", disse Pinho.

O risco de transbordamento foi divulgado após às fortes chuvas que têm atingindo a região da Zona da Mata há mais de 15 dias. A orientação, segundo a Defesa Civil Estadual, é procurar um abrigo seguro e  ligar para o números 193 em casos de emergência.  

Previsão do tempo em São Miguel dos campos - De acordo a previsão divulgada pela Semarh para esta segunda-feira, o dia deve ser chuvoso em toda região da Zona da Mata. Ainda segundo o órgão, a temperatura varia entre 21ºC e 28º C.

Confira a previsão em detalhes para a região nesta segunda-feira, 06:

ZONA DA MATA

TEMP. MÍNIMA TEMP. MÁXIMA UR. MÍNIMA UR. MÁXIMA DIR. E INTENSIDADE DO VENTO IUV MÁXIMO
21ºC 28ºC 70% 95% SUL
MODERADO
Manhã: Chuvoso  Tarde: Chuvoso  Noite: Chuvoso 
Possibilidade de chuva intercalada com tempo seco no decorrer do período.