Maceió

Defesa Civil de Maceió nega ocorrência de tremores de terra no CEPA

TNH1 com Cidade AL | 07/12/23 - 18h45
Itawi Albuquerque / TNH1

A Defesa Civil de Maceió negou a ocorrência de tremores na região do CEPA (Centro Educacional de Estudos Aplicados), no bairro do Farol, na capital. Os supostos sismos teriam sido sentidos por pessoas na região, na tarde desta quinta-feira, 07.

“A população está muito assustada. Isso dá lugar a fake news e até falsas impressões. Não foi registrado nenhum tremor de terra no local. Temos a detecção em tempo real dos sismos. Podem ter registros de microssismos e, pelo evento que estamos vendo, eles não devem ocorrer com grande magnitude”, explicou o coordenador do órgão, Abelardo Nobre.

Ele concedeu entrevista ao Cidade AL, da TV Pajuçara, e explicou que esse fenômeno poderia ocorrer caso houvesse um encontro de placas tectônicas, o que não é a situação, uma vez que se trata de uma cavidade colapsando em direção. “Portanto, não pode causar tremores neste nível”.

O órgão municipal informou ao TNH1 que, na semana passada, as escolas adicionadas ao mapa de risco foram Ginásio Moreira e Silva; Escola Estadual Dom Pedro II; Escola Estadual Teotônio Vilela. A Escola Moreira e Silva já constava no documento anterior.

Velocidade diminuiu

A Defesa Civil Municipal divulgou na tarde de hoje que o deslocamento vertical acumulado da mina 18 é de 2,02m e a velocidade vertical é de 0,21 cm por hora, com um movimento de 5,2cm nas últimas 24 horas.