Alagoas

Defesa Civil Nacional chega a Alagoas para monitorar cidades atingidas pelas chuvas

TNH1 com Ascom MDR | 30/05/22 - 15h59

As chuvas continuam causando estragos em Alagoas. Depois de o presidente Jair Bolsonaro sobrevoar Pernambuco, a Defesa Civil Nacional e equipes do Ministério da Saúde estão em Alagoas para monitorar de perto a situação e prestar auxílio aos municípios. Mais de 30 cidades estão em situação de emergência no estado, entre elas, a capital, Maceió. 

Os integrantes da Defesa Civil Nacional estão reunidos com a Defesa Civil de Maceió para diagnosticar e definir ações. A equipe é capitaneada por Leno Rodrigues de Queiroz, coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos.

"A Defesa Civil Nacional enviou alguns técnicos aqui, no dia 26, para tratar de ações de proteção, assistência humanitária e obras de restabelecimento e construção. Nós tivemos oportunidades de ir em alguns municípios para conversar com alguns prefeitos e coordenadores das defesas civis locais e outros gestores municipais, para explicar como acessar esses recursos da Defesa Civil Nacional para apoiar o município", disse Leno Queiroz, em entrevista à TV Pajuçara.

Segundo ele, para receber assistência, esses municípios precisam decretar situação de emergência e solicitar o reconhecimento do governo federal. "A partir daí, nós os apoiamos. Eles fazem um plano de trabalho, solicitando o que eles precisam, e será avaliado pelos técnicos. A partir daí, acontece o repasse dos recursos, por meio do cartão de pagamento da Defesa Civil", explicou

"Nós estamos priorizando, neste primeiro momento, os municípios de Alagoas e Pernambuco, diante de tudo que aconteceu e ainda está ocorrendo. Já temos sete municípios que já entregaram o seus planos de trabalhos e estão sendo analisados. Os recursos devem ser liberados de forma célere", concluiu o coordenador.

Na última sexta-feira, 27, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, sobrevoou as cidades mais afetadas. Na ocasião, Ferreira anunciou recursos para algumas cidades. "Nessa situação, o primeiro recurso que a gente libera é para socorro e assistência. São cestas básicas, água, kit de colchões, higiene e limpeza, para que as pessoas que ficaram desalojadas possam ter o mínimo de conforto nessa situação. Os dois municípios mais afetados por enquanto foram Rio Largo e São Miguel dos Campos. Estamos liberando para esses dois municípios, também em publicação extra do DOU nas próximas horas ou talvez amanhã, R$ 2,5 milhões", afirmou o ministro.