Saúde

Deixar de escovar os dentes antes de dormir pode causar problemas?

Viva Bem | 27/08/19 - 16h31
Pexels

Teoricamente, pular uma vez a escovação à noite não leva a nenhuma doença bucal. É claro que somente estarão livres de qualquer problema aquelas pessoas com baixo risco genético para o desenvolvimento de enfermidades gengivais, que tenham uma dieta sem alimentos que possam causar cáries (como os ricos em açúcares e carboidratos) e que removeram adequadamente a placa bacteriana na escovação anterior --algo que, infelizmente, não é fácil de ser alcançado. Mas o risco de ter problemas como cáries e gengivites se torna maior quando o esquecimento é frequente.

Pular escovações esporadicamente leva a uma reação inflamatória nos tecidos da gengiva, que não pode ser vista a olho nu. Porém, se esse ato ocorrer com frequência, ou não houver uma higienização adequada da boca, a placa bacteriana permanecerá depositada na região por muito tempo, o que aumenta a probabilidade de ela vir a causar doenças. Além disso, a placa acumulada pode se transformar em tártaro, que se adere ao dente de tal forma que não é removido pela escovação.

Caso isso aconteça, será necessária a intervenção de um tratamento odontológico. E ficar sem escovar os dentes antes de dormir é ainda pior. Isso porque as bactérias da boca se alimentam do que nós comemos e ainda armazenam parte desses alimentos para usar em um futuro bem próximo, no caso, a madrugada. Afinal de contas, quando o corpo está em repouso, o metabolismo diminui, assim como a ação de todas as glândulas, inclusive as salivares, que reduzem a produção de saliva para a boca.

Esse fato facilita o trabalho das bactérias, que ficam bem mais à vontade para metabolizar os açúcares e os carboidratos que armazenaram durante o dia, o que pode levar ao desenvolvimento de cáries e gengivites. O que acontece é que a saliva possui mecanismos de defesa importantes que neutralizam o nível de ácidos na cavidade oral e diluem toxinas produzidas por bactérias.

Então, para evitar essas doenças, além de não pular jamais a higienização bucal à noite, esse horário também requer uma atenção especial na escovação.

De acordo com a Associação Americana de Odontologia, o recomendado é escovar os dentes por dois minutos - esse tempo leva a uma maior redução da placa bacteriana na comparação com quem higieniza a boca por um minuto -, pelo menos duas vezes ao dia, com um creme dental fluoretado, e usar o fio dental pelo menos uma vez por dia, de preferência antes de dormir. E não se esqueça de fazer visitar frequentes ao dentista para evitar essas e outras doenças.