Alagoas

Demora para ocupar vagas do 'Mais Médicos' preocupa prefeitos de Alagoas

Erik Maia | 30/11/18 - 11h53

Dos 47 municípios alagoanos cadastrados para receber os novos profissionais do Programa Mais Médicos (PMM), do governo federal, por conta da saída dos médicos cubanos, 39 foram inscritos como sendo locais de extrema pobreza. Desses, Jundiá e Belo Monte só têm atendimento feito por médicos ligados ao programa.

Até esta sexta (30), o Ministério da Saúde informou não ter a quantidade de novos inscritos em Alagoas, e a indefinição sobre inscrições e para onde foram feitas preocupam gestores.

O TNH1 conversou com os prefeitos dos dois municípios para saber se a possibilidade de esses profissionais não assumirem as vagas preocupa.

Para o prefeito de Belo Monte, Claudeval Santos Santana, mesmo com a confirmação de inscritos para as 3 vagas, a situação é crítica, já que apenas uma das inscritas se apresentou até agora.

“A gente não sabe como vai ficar, não sabe como as inscrições foram feitas, se os médicos têm interesse de assumir. Aqui temos três vagas, mas até o momento só uma médica se apresentou. Ela inclusive já conheceu a área de trabalho e vai atuar no Programa de Saúde da Família”, explicou.

Diferente de Belo Monte, a prefeitura de Jundiá já teve contato com dois dos médicos inscritos para as três vagas existentes, e eles prometeram se apresentar no dia 14 de dezembro.

Atualmente, o atendimento no município continua sendo prestado, mesmo de forma precária, por um único médico cubano que ainda não foi desligado, mas o prefeito Carlos Antonio de Moraes e Lima Filho está confiante. “Eles já entraram em contato com a Secretaria de Saúde. Os novos médicos devem começar a trabalhar dia 14 de dezembro”, afirmou.

Dados do Mais Médicos

Segundo levantamento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), 18 municípios alagoanos têm mais de 50% das equipes compostas por médicos cubanos, são eles: Água Branca, Belém, Cacimbinhas, Campestre, Canapi, Chã Preta, Dois Riachos, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jacuípe, Maravilha, Mata Grande, Olho d'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar e Piranhas.

Na última segunda-feira (26), o Ministério da Saúde divulgou uma lista com as primeiras cidades brasileiras que receberam médicos inscritos do programa, mas não continha nenhum alagoano. Outra lista, com a atualização desses números deve ser divulgada nesta sexta-feira (30).

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, as inscrições vão até 7 de dezembro. Já o prazo para que os médicos comecem a trabalhar, que começou no dia 23 de novembro, se encerra no dia 14 de dezembro. 

O TNH1 tentou contato com o presidente da Associação do Município de Alagoas, o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, e com a presidente do Cosems, Izabelle Pereira, mas eles não atenderam as nossas ligações.

Por telefone o assessor de comunicação do Programa Mais Médicos, no Ministério da Saúde em Brasília, afirmou que ainda não há como fazer o levantamento de quantos médicos se inscreveram para Alagoas, nem para quais municípios foram destinadas essas inscrições.