Brasil

Dentista faz receita ilustrada para paciente que não sabe ler na Bahia

Com agências | 24/05/19 - 11h26
Reprodução / Instagram

A imagem de uma receita médica ilustrada com desenhos de comprimidos, sol e lua, ganhou repercussão nas redes sociais no início do mês por conta da intenção por trás da foto. O dentista Ricardo Cayres realizou a ilustração para ajudar uma paciente analfabeta a entender as orientações médicas.

Dona Cris, de 60 anos, mora em Lauro de Freitas, na Bahia, e como não sabe ler, estava tomando os remédios de forma errada. Ela procurou Cayres por duas vezes para extrair um dente, mas nas duas ocasiões o procedimento não foi realizado porque ela estava com a pressão alta, mesmo tomando remédios para hipertensão.

Ver essa foto no Instagram

Esse fato aconteceu hoje, e não é uma postagem sobre diferencial, e sim, sobre HUMANIZAÇÃO... . Minha paciente era hipertensa e já havia ido ao consultório tentar fazer a extração, mas, a pressão arterial havia dado alta, segundo ela, mesmo tomando a medicação.???? . Recomendei que ela procurasse o médico para que ele avaliasse e normalizasse a sua condição. . Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. . Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada. Mas como era possível? ???????????? . Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). . Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. ???? . Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse "esqueminha" dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! . Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos. ???????? . O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede (apesar de ser MUITO importante investir nisso), mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender DE VERDADE. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado! . Eu amo a Odontologia, eu amo a área da saúde, eu amo atender meus pacientes, eu amo cuidar deles. ???? . Humanizar é preciso! (Depoimento do Dr. Ricardo Cayres - Cirurgião Dentista). . #Odonto #Odontologia #Dentistry  #Humanizacao #MadreDeDeus #DiasDavila #LauroDeFreitas #Salvador #SimoesFilho #FeiraDeSantana

Uma publicação compartilhada por Dr.Ricardo e Dra.Raiane Cayres (@irmaosdentistas) em

O dentista, então, descobriu que Dona Cris não tomava os remédios de forma correta porque não entendia o que estava escrito. Ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada.

"Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse 'esqueminha' dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita", contou na postagem no Instagram.

Ele usou a imagem de um dos remédios e em vez de escrever "duas vezes por dia", ilustrou com dois comprimidos e um sol. Abaixo, ele usou o desenho do outro remédio, e associou um comprimido ao sol (uma vez ao dia) e outro comprimido à lua (uma vez à noite), para ela compreender a orientação "de 12 em 12 horas".

O dentista espera em breve atender a paciente para continuar os procedimentos.