Política

Deputado defende ferrovias para impulsionar economia do País

13/07/16 - 20h05
Agência Câmara

O presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado Pedro Uczai (PT-SC), disse, nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, que investir em ferrovias é a melhor maneira de fomentar a economia do País e levar desenvolvimento às cidades. “Trata-se do meio de transporte mais econômico, prático e sustentável”, apontou.

A declaração foi feita durante o lançamento da segunda edição do livro “Ferrovias e Desenvolvimento – Esse é o caminho”, de autoria do parlamentar. A publicação é uma compilação de artigos que traz um panorama do passado das ferrovias no Brasil e as perspectivas deste meio de transporte.

Integração
Na visão de Pedro Uczai, é impossível um país continental como o nosso pensar em sustentabilidade econômica, social e ambiental sem um projeto estratégico da malha ferroviária, integrando os quatro modais: aéreo, rodoviário, hidroviário e o ferroviário. “Isso gera mais competitividade interna e externa aos produtos brasileiros”, afirmou.

Ele acrescentou que a atual predominância do transporte rodoviário pode inviabilizar atividades econômicas em algumas regiões.

Investimentos
O parlamentar destacou que pretende estimular debates sobre a necessidade de investimento nas ferrovias, a fim de conseguir financiamento público e de empresas privadas para as obras. “Há mais de 15 anos, defendo esse modelo de transporte como vital para a manutenção e ampliação da cadeia produtiva das agroindústrias no oeste catarinense”, ressaltou Pedro Uczai.