Brasil

Detentos viralizam bebendo cerveja na rua após 'saidinha' de Natal e acabam presos

G1 | 28/12/21 - 08h53
Dicap / Reprodução

Três detentos que estavam em casa curtindo o direto à saidinha temporária de Natal retornaram prisão nesta segunda-feira (27) após imagens deles bebendo cerveja na rua viralizarem nas redes sociais, em Boa Vista. Eles foram presos porque não tinham autorização para frequentar bares ou ambientes similares, como a conveniência onde compraram as bebidas.

Os três foram presos pela Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), são eles: Bruno Silva, de 30 anos, que responde por roubo, Wilson de Andrade, de 33, também acusado de roubo, e Walter Feitosa, de 37, acusado de homicídio. Eles eram da Cadeia Pública e deixaram a unidade na véspera de Natal, dia 24. Após ganharem o benefício da "saidinha", passaram na conveniência de um posto de gasolina no bairro Pricumã, zona Oeste de Boa Vista, onde compraram as bebidas, conforme o chefe da Dicap, Roney Cruz.

"Esse fato foi visto por vários moradores que conhecem o uniforme do sistema. Várias fotografias e vídeos foram registrados e viralizaram nas redes sociais. Com esses vídeos, a Dicap tomou conhecimento e, com isso, eles estavam infringindo um critério da saída temporária, expressa no ato da saída, que é o de não frequentar bares ou similares", explicou Roney.

As imagens dos três bebendo e se divertindo na rua foram compartilhadas nas redes sociais e registradas por moradores que reconheceram o uniforme laranja usado por detentos do sistema prisional roraimense, conforme o chefe da Divisão. Ao tomar conhecimento de que eles tinham ido à conveniência, agentes da Dicap produziram o relatório e informaram a Vara de Execução Penal. Com isso, a juíza revogou o benefício e determinou a recondução imediata dos três para o sistema prisional.

"No dia 26 a Dicap trabalhou no possíveis endereços tendo em vista que, se eles infringiram outras regras, por que não a de informar o endereço correto? Mas, após confirmar a localização, na manhã de hoje realizamos a operação e com as equipes da Dicap conseguimos lograr eles na localização dos três", disse Roney.

Agora, os três devem agora passar por uma audiência de justificativa, onde explicarão os fatos à Justiça. O descumprimento é considerado falta grave e eles podem ser suspensos. De acordo com Roney, um dos critérios para a saída temporária é que o detento tenha um bom comportamento e, com isso na ficha deles, pode influenciar em "saidinhas" futuras.

"Não vai aumentar a pena deles, o que aconteceu a gente chama de incidente da pena. Durante a execução, houve um incidente da pena. O que talvez ocorra é uma progressão de regime, que eles teriam o direito agora. Mas, isso depende da decisão do judiciário", explica.

Os três foram passaram pelo exame de corpo de delito e em seguida retornarão para a unidade prisional por terem descumprido termos do benefício. A saída temporária de Natal foi autorizada para 404 detentos que cumprem pena nas unidades prisionais de Roraima. Todos devem retornar apenas no dia 30, o que não ocorreu com o trio flagrado na rua.