Economia

Dia das Crianças: Procon-AL divulga pesquisa de preços com os itens mais procurados; veja

Ascom Procon AL | 07/10/20 - 10h43
Foto: Cortesia / Procon AL

A menos de uma semana para o Dia das Crianças, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas - (Procon/AL) divulgou nesta quarta-feira (07), uma pesquisa de preços dos itens mais procurados para guiar os pais nas compras dos presentes de seus filhos, além de dicas para que não haja problemas futuros. 

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Divulgada anualmente pelo órgão, a pesquisa, foi realizada no início do mês de outubro, tendo uma variação entre R$ 3,99 a R$ 1.199,99 em seus valores, trazendo os preços de itens (brinquedos, bonecos, etc) de estabelecimentos varejistas e shopping.

A lista de itens analisados pela equipe de fiscais do Procon Alagoas foi realizada em seis grandes lojas da capital. Foram pesquisados os preços de bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos.

Para o diretor-presidente, Daniel Sampaio, é fundamental que o consumidor possa escolher a melhor opção de compra e pagamento. “A pesquisa por parte dos pais também é importante porque pode evitar gastos desnecessários. Importante o consumidor também exigir a nota fiscal pois nos casos de defeitos eles terão como reivindicar seus direitos.”

Outro quesito que o instituto alerta, é a questão da faixa etária dos brinquedos para evitar acidentes. As informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO.

TROCA DE PRODUTOS:

Compra física: os estabelecimentos são apenas obrigados a realizar, caso o item apresente algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca. 

Compra online: consumidor pode desistir em até 7 dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto.

A pesquisa está disponível no link: http://www.procon.al.gov.br/pesquisas-de-precos/2020

Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato através do telefone 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297.