Eleições

Dia de posse: prefeitos e vereadores eleitos assumem mandato neste 1º de janeiro

Redação TNH1 | 01/01/21 - 13h26
Diplomação dos eleitos em Maceió ocorreu de forma virtual no último mês de dezembro | Arquivo

A cada dois anos no Brasil a cena se repete: 1º de janeiro é, tradicionalmente, dia da posse oficial dos candidatos eleitos no pleito do ano anterior. 

Neste ano de 2021, a posse ganha características diferentes em virtude da pandemia de Covid-19. Com recomendações e limitações, os candidatos devem se atentar para começar o mandato, de fato, dando bons exemplos. 

Em todo o país, foram eleitas 68 mil pessoas para cargos eletivos, em 5.567 municípios. 

Em Maceió, a posse dos 25 vereadores eleitos, do prefeito e do vice será realizada a partir das 16h, de forma totalmente virtual.

A Câmara chegou a anunciar a posse de forma híbrida, mas na última quarta-feira (30), publicou um ato em edição extra do Diário Oficial do Município com a mudança para a solenidade online, seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual (MP-AL).

A todos os municípios alagoanos o MP emitiu, no último dia 15 de dezembro, uma recomendação também para suspensão das tradicionais festas da posse.

Em documento enviado à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Procurador Geral, Márcio Roberto, sugeriu aos gestores dos 102 municípios alagoanos que se abstivessem de realizar quaisquer festividades públicas, determinando o cancelamento de contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou qualquer forma de destinação de recursos públicos para tal fim, inclusive contratação de shows pirotécnicos, musicais ou artísticos e demais tipos de eventos.

A transmissão completa da posse na capital alagoana vai poder ser acompanhada aqui, no TNH1.