Educação

Divulgada a lista dos pré-aprovados na seleção para o Fies

Ascom Grupo Tiradentes | 16/08/22 - 17h53
Ascom Grupo Tiradentes

Foi divulgada nesta terça-feira, 16, a lista dos candidatos pré-aprovados na seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2022, cujas inscrições terminaram na sexta-feira, 12. O programa público financia até 100% do valor de cursos superiores presenciais em faculdades e universidades privadas, de acordo com a renda familiar bruta do aluno. 

Os estudantes convocados terão três dias, desta quarta, 17, até sexta-feira, 19, para complementarem as informações prestadas no ato da inscrição, acessando o sistema FiesSeleção através do Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br/fies). Em seguida, ele precisará validar estas informações junto à instituição de ensino escolhida e junto à Caixa Econômica Federal. O candidato deve consultar os prazos de comparecimento no comprovante de Inscrição gerado no sistema, mediante sua senha pessoal. 

O processo é para comprovar se cada candidato está dentro dos critérios exigidos para participação no programa (renda de até três salários mínimos e nota acima de 450 pontos no Enem). Após a aprovação do cadastro, o contrato de financiamento será assinado.

Os candidatos foram classificados e pré-selecionados na chamada única, com base no número de vagas do grupo de preferência. Os que não foram pré-selecionados estão incluídos automaticamente em uma lista de espera, que ficará aberta entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro, e através da qual podem ser convocados para preencher as vagas remanescentes. Os inscritos na lista de espera devem acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies. 

O Fies é o principal programa de crédito estudantil do país. Ele tem uma escala de financiamento entre 50% e 100%, e seu período de pagamento pode ser maior que o dobro do tempo de graduação, com diminuição gradual das parcelas e renovação do financiamento a cada semestre letivo, até a formatura. 

Para este segundo semestre de 2022, ele oferta mais de 44 mil vagas em instituições credenciadas de todo o Brasil, incluindo cursos presenciais nas unidades de ensino do Grupo Tiradentes em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A distribuição das vagas disponíveis por unidade e por curso também deve ser consultada diretamente no site do MEC. 

Outras informações podem ser esclarecidas através do site https://www.unit.br/fies (ou https://www.fslf.edu.br/fies), do Whatsapp (82) 9133-8509, ou das equipes especializadas que estarão de plantão nos campi de cada unidade, atendendo das 8h às 18h.