Polícia

Dois adolescentes são apreendidos suspeitos de matar estudante após briga em escola de Maceió

TNH1 | 21/03/24 - 10h13
Lazaro foi vítima de golpes de canivete perto de escola no Benedito Bentes | Reprodução/Rede Social

Dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos suspeitos de assassinar um aluno da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O crime aconteceu nas proximidades da unidade de ensino na tarde dessa quarta-feira, 20. A dupla foi encontrada ainda na noite de ontem e a apreensão foi confirmada pela Polícia Civil de Alagoas na manhã desta quinta-feira, 21.

As informações foram passadas ao TNH1 pelo delegado Ronilson Medeiros, que ficou responsável pela ocorrência, após o flagrante registrado pelo programa Ronda no Bairro. A escola não teria acionado nem a polícia, nem o Conselho Tutelar. Os agentes de segurança foram chamados por populares que presenciaram o fato, pelo Conselho, e por pais de outros alunos.

A vítima foi identificada como Lázaro André Bezerra de Oliveira, de 15 anos. Nenhum dos apreendidos era da mesma escola que ele. Todas as aulas dos três turnos desta quinta-feira, 21, foram suspensas.

Segundo informações da Polícia Civil, houve um desentendimento entre dois adolescentes. Um deles chamou amigos para bater no outro, e este último disse que não queria confusão. Lazaro, que era amigo do jovem que rejeitou o confronto, tentou apartar a briga.

Ele levou um soco de um dos suspeitos e, depois, um deles o segurou, enquanto que o outro o esfaqueou. O menino foi levado ainda com vida ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas morreu na mesa de cirurgia.

O caso será investigado pela Delegacia Especializada da Criança em Conflito com a Lei (Deacle), da qual a titular é a delegada Bárbara Arraes.

Nota da Seduc - O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que informou inicialmente estar apurando a situação. A matéria foi atualizada às 11h30 com o comunicado oficial da pasta. Veja a seguir:

O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.

Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.

O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino  com cerca de 170 mil alunos.

Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.