Dois homens que se passaram por policiais e trocaram tiros com um hóspede em uma pousada em Maceió foram presos, enquanto outros dois suspeitos permanecem foragidos, conforme informou a Polícia Militar.
O hóspede, identificado como J.G., de 21 anos, está detido por porte ilegal de arma e é considerado alvo de uma facção criminosa, tendo sobrevivido a três atentados anteriores relacionados a conflitos internos.
Os presos foram autuados por tentativa de homicídio, e a polícia apreendeu o veículo utilizado no crime, que estava adulterado e vinculado a outros homicídios na região; as buscas pelos foragidos continuam.
Dois falsos policiais que trocaram tiros com um hóspede dentro de uma pousada no bairro Pajuçara, em Maceió, foram identificados e presos pela Polícia Militar nessa quarta-feira (29). Outros dois estão foragidos. A informação foi confirmada pela delegada Tacyane Ribeiro, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no fim da manhã desta quinta (30).
LEIA TAMBÉM
Identificado pelas iniciais J. G., o jovem de 21 anos, hóspede da pousada e alvo do atentado, está preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele aguarda audiência de custódia na Justiça.
"Ele [o hóspede] se escondeu no quarto e os criminosos saíram da pousada depois da troca de tiros, e fugiram. Segundo o levantamento que fizemos, os indivíduos chegaram armados se apresentando como policiais civis, mostrando um mandado de prisão falso, com a foto do alvo, e esse papel foi apreendido para análise pericial, afim de robustecer o inquérito", disse a delegada em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara.
Segundo Tacyane Ribeiro, a dupla presa foi capturada pelo Batalhão de Rotam no mesmo dia do confronto a tiros. Um confessou a participação e disse que era o motorista de fuga.
A principal linha de investigação da tentativa de homicídio é que J.G. foi "jurado de morte" por uma facção criminosa que fazia parte. Essa foi o terceiro atentado sofrido por ele. "Ele teria tido uma divergência com a facção que integrava, e houve o decreto da morte dele. Ele chegou de Sergipe e ficou no quarto da pousada há dois dias, sem sair", explicou a delegada.
O carro usado pelo grupo criminoso foi apreendido e teria sido utilizado em ao menos quatro homicídios no bairro Tabuleiro do Martins. A placa dele estava adulterada. Ainda segundo a polícia, o veículo possui queixa de roubo/furto no dia 26 de março deste ano.
Os dois presos foram autuados por tentativa de homicídio. Os outros dois foragidos seguem sendo procurados pelas forças de segurança.
Histórico de crimes do hóspede
J.G. já foi apreendido enquanto adolescente por ato infracional análogo aos crimes de homicídios, tráfico de drogas e roubos. Ele passou um tempo na unidade de internação masculina, mas já chegou a escapar em uma ocasião. Já adulto, o homem foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Ainda segundo a delegada Tacyane Ribeiro, J.G. deixou o sistema prisional alagoano em novembro do ano passado e era alvo da facção criminosa. Ele era integrante do grupo, mas rompeu da facção que havia decretado sua morte.
O jovem ainda aguarda audiência de custódia na Justiça. Ele foi autuado em delegacia pelo porte ilegal da arma usada no tiroteio.
LEIA MAIS
+Lidas