Alagoas

É falso que beber água a cada 15 minutos evite a Covid-19

Agência Alagoas | 20/03/21 - 14h39

Uma mensagem falsa que circulou nas redes sociais no início da pandemia da Covid-19 voltou a ser compartilhada. Trata-se da possível forma de evitar o contágio do novo coronavírus a partir do consumo de água a cada 15 minutos. O Ministério da Saúde já desmentiu a informação e especialistas alertam sobre medidas sem comprovação científica.

O comunicado apresenta uma solução fácil para combater o novo coronavírus. “Médico infectologista disse que a mídia só fala sobre lavar bem as mãos, usar álcool em gel e não levar a mão aos olhos, boca, etc. Mas um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 min. Não precisa beber um copo cheio, mas apenas alguns goles para manter a garganta úmida”, diz a mensagem.

O texto da falsa informação tenta ainda explicar como a água seria capaz de impedir a contaminação: “Ao molhar a garganta, se o vírus estiver ali, ele irá direto ao estômago e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico. Se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e dali vai para os pulmões, onde ocorre a dificuldade de respirar e é o que tem levado as pessoas a óbito”.

Ainda em abril de 2020, o Ministério da Saúde desmentiu essa informação , ao orientar que a água só ajuda a impedir a contaminação quando é utilizada com sabão no momento de higienização das mãos. Além disso, alertou ainda que até aquele momento apenas a higienização, máscara e o distanciamento social eram os métodos de se evitar a doença.

“Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao coronavírus (Covid-19), entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico (...) que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (Covid-19)”, dizia o comunicado oficial do Ministério da Saúde.

O infectologista Fernando Maia recorda que o conteúdo falso segue a mesma linha de outras medidas que não são comprovadas cientificamente. “A mensagem não tem fundamento. Tem semelhança com a história de tomar chá quente, limão e bicarbonato. Nada disso tem fundamento”, disse o médico. 

Apesar de não impedir a contaminação do coronavírus, a água é importante para manter uma vida saudável, como explica a nutricionista Caroline Braga. “Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, tornando um elemento essencial para um bom funcionamento do corpo humano, sendo um meio de transporte de várias substâncias, porém ela não tem o poder de nos prevenir contra o vírus ao beber água de 15 em 15min. Para a prevenção ao novo coronavírus, é preciso manter os bons hábitos de higiene”, pontuou a nutricionista. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui  para enviar agora.