Muitas crianças suam enquanto dormem. Isto acontece porque crianças pequenas têm um sistema de controle da temperatura corporal ainda em amadurecimento. Elas trocam calor com o ambiente de maneira diferente dos adultos. Ou seja, suam mais facilmente como forma de manter o corpo na temperatura ideal, mesmo quando não está particularmente quente.
LEIA TAMBÉM
Além disso, na infância, especialmente entre 1 e 6 anos, o sono profundo é mais prevalente. É justamente nessa fase que o sistema nervoso autônomo está menos responsivo – então, o corpo pode ter mais dificuldade em ajustar a temperatura, fazendo com que a sudorese aumente.
Para completar, as crianças têm, ainda, metabolismo mais rápido que os adultos. Isso significa que elas produzem mais calor corporal e, por consequência, precisam dissipá-lo – o suor é uma das principais formas de fazê-lo. Por isso tudo, é normal crianças suarem à noite. No entanto, fique atenta se sua filha apresentar, além do suor, febre, perda de peso ou mal-estar. Aí vale procurar o pediatra.
LEIA MAIS
+Lidas