Eleições

E-Título pode ser usado como documento oficial e para justificar ausência

Ascom TRE-AL | 19/10/20 - 19h39
Ascom TRE-AL

O e-Título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que consiste na via digital do título de eleitor, passou recentemente por atualizações para as eleições municipais deste ano. Com a ferramenta, o cidadão pode apresentar o perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar, substituindo o documento físico oficial com foto. Uma das novidades para esta eleição é que os eleitores que estiverem fora do seu domicílio no dia do pleito poderão justificar a ausência por meio da geolocalização do e-Título.

“As atualizações chegaram para facilitar ainda mais a vida do eleitor no dia da votação e outras mudanças foram feitas para oferecer maior proteção aos dados do usuário. Nossa orientação é que o eleitor baixe o aplicativo Pardal o quanto antes, especialmente para consultar seu local de votação, sua situação eleitoral e para se sentir mais seguro de usá-lo no dia da votação”, advertiu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

Justificativa de ausência

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência (60 dias para justificar após cada pleito, ou 30 dias para justificar após retorno ao Brasil).

Para o presidente do TRE de Alagoas, essa nova funcionalidade será muito importante para este pleito, especialmente diante da situação de pandemia ATUAL, onde muitos eleitores não comparecerão às urnas por integrarem o grupo de risco ou por estarem contaminados pelo Covid-19. 

Mais segurança e funcionalidades

A nova versão do aplicativo da Justiça Eleitoral exigirá a resposta do eleitor a uma série de perguntas e, apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio, poderão usar o e-Título e suas funcionalidades. Essas soluções de segurança podem tornar a experiência do usuário menos fluída, mas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor.

Entre as muitas funcionalidades do e-Título estão a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, a possibilidade de se inscrever como mesário voluntário e as consultas do local de votação e da situação eleitoral.