Ciência

Eclipse total da lua: população vai poder assistir ao fenômeno na orla de Jatiúca

26/07/18 - 10h44
Nasa

Um fenômeno raro, o eclipse total da lua, poderá ser visto a olho nu em Maceió nesta sexta-feira (27). A noite de espetáculo da natureza vai poder ser acompanhada pela população, com instrumentos que serão disponibilizados pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, no Posto 7, bairro de Jatiúca.

De acordo com o presidente da entidade, Romualdo Caldas, o que provoca essa ‘brincadeira da natureza’, é o fato de a lua passar, por completa, na sombra projetada da Terra no espaço.

“Para que isso aconteça é preciso que várias coincidências ocorram, como a lua estar cheia, estar com a órbita, que é de 5 graus, inclinada em relação a da Terra, estar alinhada com a projeção da sombra da Lua”, explica.

Ele disse ainda que será possível ver ao lado da Lua um ponto vermelho brilhando com intensidade. “A gente vai poder ver também a olho nu esse ponto, que é o planeta Marte, que vai estar em convergência com a Lua e a Terra, ou seja, vai estar no mesmo alinhamento”.

O começo do fenômeno não será visto em Maceió. Segundo Caldas, o eclipse vai começar por volta das 14h30, mas às 16 horas, o satélite deverá estar totalmente eclipsado. "Quando a Lua nascer no céu de Maceió, já vai estar toda encoberta”, afirma.

O satélite deverá ficar assim até às 18h13, quando seguirá sua órbita em direção à luz do sol, saindo completamente da sombra às 19h19.

“O fenômeno poderá ser visto a olho nu, mas quem possuir equipamentos, como binóculos ou telescópio, poderá levar e acompanhar toda a movimentação. Nós levaremos alguns instrumentos desses para quem não tiver e quiser ver mais de perto", convida.

Quem quiser acompanhar o eclipse com os integrantes do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas basta chegar ao Posto 7, na Jatiúca, a partir das 17h16 desta sexta-feira.

O último eclipse total da lua avistado no Brasil ocorreu em 2016. Já o próximo está previsto para 21 de janeiro de 2019.