Eleições

Eleições 2020: polícia alagoana vai utilizar equipamento de identificação criminal móvel

Assessoria PC AL | 06/11/20 - 16h17
Divulgação/PC AL

A Polícia Civil de Alagoas terá equipamento de Identificação Criminal Móvel, on-line, com biometria, para ser usado nas eleições deste ano.

O equipamento servirá para verificação de identificação por coleta de digitais e confirmação de documento de identidade (RG).

Dois postos fixos irão funcionar durante as eleições, sendo um em Maceió, no Núcleo de Identificação, situado na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, e outro em  na cidade de Arapiraca, localizado na Delegacia Regional.

Além deles, será utilizado um terminal móvel, que auxiliará nos casos de crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica, durante o pleito eleitoral. 

Policiais civis do Núcleo de Identificação Criminal, da Polícia Civil, que passou para a supervisão da Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ-1), dirigida pela delegada Bárbara Arraes, estarão de plantão durante todo o horário de votação, nos dois turnos de votação, em 15 e 29 de novembro, auxiliando as delegacias de polícia e a Justiça eleitoral nos casos de dúvidas em relação a identidade dos eleitores.

Esses casos serão imediatamente checados e confirmados por biometria, junto ao Instituto de Identificação do Estado.

Alagoas é o primeiro estado do Brasil a implantar o sistema de biometria criminal nas eleições. Ele irá auxiliar a Polícia Judiciária nos procedimentos de eventuais crimes eleitorais.

O sistema de Identificação Criminal tem sido desenvolvido e aperfeiçoado na PC alagoana, através do coordenador do Núcleo, Overlack Alessandro, depois de uma parceria assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira e pela Perícia Oficial.