Eleições

Eleitores podem treinar voto no simulador da urna eletrônica

Ascom TRE-AL | 07/11/20 - 10h16
Reprodução

Os eleitores podem se preparar melhor para as eleições municipais do dia 15 de novembro acessando o Simulador de Votação, ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disponível no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas – TRE/AL (www.tre-al.jus.br), o simulador realiza o treinamento para o 1º e 2º turnos, e é como se o eleitor estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade.

Usando candidatos fictícios, o simulador apresenta a votação na mesma ordem em que ela acontecerá no dia 15 de novembro: primeiro para vereador, com cinco dígitos; depois para prefeito, com dois dígitos. No treinamento para o segundo turno, há apenas o voto para prefeito. Nas telas das duas votações, aparece a lista dos partidos acima da urna. Clicando na lista, o eleitor verá quem são os candidatos. Todos os partidos e candidatos são fictícios e os números não correspondem a agremiações partidárias reais.

Os números podem ser digitados pressionando as teclas da urna eletrônica virtual ou usando o teclado do computador. Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra FIM na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.

No simulador, é possível habilitar o recurso de audiodescrição, que usa um sintetizador de voz para orientar o eleitor com deficiência visual sobre o uso da ferramenta e “lê” os números e nomes dos candidatos em que a pessoa está votando. Nas urnas eletrônicas reais, também há o recurso de sintetizador de voz.

Cinco partidos disputam a eleição virtual: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festa Populares e Partido do Folclore. Para quem já tem o título de eleitor, é uma oportunidade de treinar para a votação deste ano. Para as crianças e adolescentes que ainda não podem votar, é um jeito didático e divertido de conhecer o processo eleitoral.