A Central de Intérpretes de Libras (CIL), vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), estará à disposição da comunidade surda neste domingo (6), nas Eleições Municipais 2024, das 8h às 17h. Por meio de videochamadas, intérpretes de Libras estarão de plantão para auxiliar os eleitores surdos em todas as etapas do processo eleitoral, garantindo maior inclusão e acessibilidade. Os serviços oferecidos pela Central no dia incluem orientação sobre local de votação e documentos necessários, ou seja, os intérpretes esclarecerão dúvidas sobre onde votar e quais documentos são obrigatórios para exercer o voto, suporte para o aplicativo e-Título.
Os eleitores surdos que utilizam o aplicativo e-Título contarão com a ajuda dos intérpretes para entender as informações e realizar as operações necessárias. Além disso, a Central também ajudará nas orientações sobre justificativa de ausência, para aqueles que não puderem comparecer às urnas, os intérpretes fornecerão todas as informações sobre como justificar a ausência. Todos os serviços são gratuitos e oferecidos exclusivamente para eleitores surdos.
Como proceder - Para ser atendido, o eleitor surdo deve entrar em contato com a Central por videochamada através do número (82) 98884-5403. É importante ressaltar que o uso de videochamada não é permitido dentro da cabine de votação. As demandas que não forem relacionadas ao processo eleitoral serão agendadas para serem atendidas durante a semana.
De acordo com a secretária Arabella Mendonça, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, todos os cidadãos têm direito a participar ativamente da vida política, e a comunicação acessível é fundamental para garantir essa igualdade. "Esse é um compromisso da gestão do governador Paulo Dantas de tornar o nosso estado ainda mais inclusivo. Quando colocamos a CIL à disposição da comunidade surda, esse eleitor surdo pode exercer seu direito de voto de forma independente, sem depender de terceiros para entender as informações e tomar suas decisões", ressaltou a secretária.
Ela conta ainda que a presença do intérprete garante que o eleitor surdo compreenda todas as etapas do processo eleitoral, desde o recebimento da cédula até a finalização da votação. "A inclusão de intérpretes de Libras nas eleições contribui para a conscientização da sociedade sobre a importância da acessibilidade e da inclusão social", completa Arabella.