Alagoas

Eletrobras tem atividades paralisadas de terça a quinta contra privatização

Com assessorias | 28/08/18 - 11h52
Eletrobras tem atividades paralisadas de terça a quinta | Arquivo

Os funcionários da Eletrobras Alagoas realizam paralisação de 72h, de hoje 28) até a quinta (30), contra a privatização das distribuidoras da empresa. Durante esses dias, todas as distribuidoras estarão paralisadas, em protesto contra a privatização. No dia 30, o movimento deve ter adesão nacional, de todo o setor elétrico, já que é o dia marcado pelo governo para a venda das energéticas ao setor privado. Apenas os serviços essenciais serão mantidos.

Apesar de os sindicatos terem conseguido uma liminar suspendendo o leilão das distribuidoras, o governo conseguiu derrubar a decisão, mantendo o leilão para 30 de agosto. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, atendeu ao pedido da Advocacia Geral da União e derrubou liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Rio de Janeiro, que suspendia o processo de privatização das distribuidoras do Norte e Nordeste da Eletrobras.

A liminar do TRT, conseguida aos sindicatos, determinava a realização de estudo, no prazo de 90 dias, sobre o impacto da privatização das empresas nos contratos de trabalho em curso e nos direitos dos empregados. O processo envolve as federações representativas de trabalhadores da Eletrobras nos estados do Piauí, Alagoas, Acre, Rondônia e Amazonas.

O que funciona?

De acordo com a Eletrobras, o atendimento presencial funciona normalmente em Maceió nos Já! dos shoppings Maceió e Pátio, e em 72 municípios do interior. Já os postos de atendimento estarão fechados em 29 municípios. O contato pelo Call Center 0800 082 0196 estará disponível normalmente 24h, para registro de ocorrências e esclarecimentos necessários.

As equipes de operação e manutenção da Empresa estarão à disposição da população apenas para o atendimento de serviços essenciais e emergenciais, como queda de energia, e que causem risco à vida, como cabos partidos e abalroamentos. Serviços comerciais, como ligação nova e desligamento de unidade consumidora, entre outros, serão retomados após o período de paralisação.

Lista de municípios com postos com funcionamento normal durante a paralisação:

Água Branca, Limoeiro de Anadia, Anadia, Major Isidoro, Barra de Santo Antonio, Mar Vermelho, Barra de São Miguel, Maravilha, Batalha, Mata Grande, Belém, Messias, Belo Monte, Minador do Negrão, Branquinha, Monteiropólis, Cacimbinhas, Novo Lino, Cajueiro, Olho D´Água do Casado, Campestre, Olho D´Água das Flores, Campo Grande, Olho D´Água Grande, Canapi, Olivença, Capela, Ouro Branco, Carneiros, Palestina, Chã Preta, Pariconha, Coité do Nóia, Paripueira, Colônia de Leopoldina, Passo de Camaragibe, Coqueiro Seco, Paulo Jacinto, Craíbas, Piaçabuçu, Dois Riachos, Pindoba, Estrela de Alagoas, Poço das Trincheiras, Feira Grande, Porto de Pedras, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, Fleixeiras, Quebrangulo, Ibateguara, Roteiro, Igreja Nova, Santa Luzia do Norte, Inhapi, Santana do Mundaú, Jacaré dos Homens, São Brás, Jacuípe, São José da Lage, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Jaramataia, Satuba, Jequiá da Praia, Senador Rui Palmeira, Joaquim Gomes, Tanque D'arca, Jundiá, Taquarana, Junqueiro e Lagoa Da Canoa.