Eleições

Elite do futebol brasileiro se une ao TSE em ação de apoio ao 2º turno das Eleições

TSE | 27/11/20 - 10h55
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (27), a elite do futebol brasileiro vai protagonizar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma ação para incentivar os eleitores a comparecerem ao segundo turno das Eleições Municipais de 2020, marcado para domingo (29). Neste final de semana, mais de 38 milhões de pessoas escolherão os próximos prefeitos e vice-prefeitos em 57 municípios brasileiros.

Das 10h às 12h de hoje, 16 dos 20 clubes da série A irão “retuitar” conteúdos produzidos pelo TSE e compartilhar mensagens com a hashtag #PartiuVotar no Twitter. A mobilização é mais uma iniciativa de incentivo ao comparecimento dos brasileiros nas urnas na etapa final das Eleições 2020, que, em seu primeiro turno, registrou 23,14% de abstenção. A expectativa é que o “tuitaço” atinja mais de 40 milhões de seguidores dos times participantes.

Compromisso com a segurança

Em ofício enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, convidou os times para participar da ação, ressaltando que a Justiça Eleitoral tem obedecido a todos os protocolos necessários para a realização de eleições seguras.

“Isso foi possível graças às doações de equipamentos, serviços e à construção de acordos e parcerias que viabilizaram uma consultoria sanitária, responsável pela definição de medidas para preservar a saúde e a integridade de eleitores, mesários, servidores e colaboradores do pleito”, escreveu o ministro.

Parceria que deu certo

No documento encaminhado à entidade máxima do futebol brasileiro, o presidente do TSE reforçou que o movimento digital é “totalmente apartidário” e agradeceu a participação dos times na primeira ação da Corte Eleitoral com o futebol brasileiro, realizada antes do primeiro turno das eleições.

“A primeira parceria desta Corte com o futebol brasileiro, que teve a mensagem #NãoTransmitaFakeNews e referências ao sistema eletrônico de apoio à arbitragem, o VAR, alcançou 48,8 milhões de usuários da rede em 13 de novembro”, comemorou o ministro.

Siga os perfis oficiais do TSE, da CBF e dos times que fazem parte da série A do Brasileirão 2020 no Twitter, compartilhe nossos conteúdos e faça parte da mobilização #PartiuVotar.