Saúde

Em Alagoas, seis a cada dez pais participaram do pré-natal

Ascom IBGE | 26/08/21 - 11h18
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde | Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 - Ciclos de Vida, divulgados nesta quinta-feira (26), pelo IBGE, revelaram que apenas 62,9% dos homens alagoanos com 15 anos ou mais participam do pré-natal da gravidez atual ou participaram da gravidez da última criança com menos de seis anos de idade. A taxa é a segunda mais baixa entre todas as Unidades da Federação do país. Somente Sergipe (59,5%) registrou proporção menor.


A pesquisa também apontou que o número médio de filhos tidos pelos homens alagoanos de 15 anos ou mais é de 2,2, a maior proporção observada no Brasil ao lado do estado do Maranhão. Tocantins, Bahia e Piauí (todos com 2,1) aparecem logo atrás. Quanto à média de idade dos homens quando seu primeiro filho nasceu, o registro foi de 24,5 anos em Alagoas.


A PNS, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, investigou informações sobre os Ciclos de Vida durante todo o ano de 2019. No Brasil, foram selecionados 108 mil domicílios, dos quais mais de três mil integravam a amostra em Alagoas.