Maceió
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Após vistoria, novas demolições de imóveis no Pinheiro serão solicitadas
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
SMTT realizará mutirão para recadastro do Cartão Bem Legal Especial
Alagoas
Em AL, vacinação começa com 6.300 profissionais de saúde do setor público
Após Anvisa autorizar, Alagoas deve receber as primeiras doses da vacina nesta segunda-feira
Com 475 novos registros e mais 9 mortes, Alagoas tem 111.443 casos da Covid
Água, orações, e até saco de pancada; grupos tentam tranquilizar candidatos do Enem
Confira a galeria de imagens do primeiro dia do Enem em Maceió
Enem: estudante corre e consegue entrar faltando 20 segundos para o portão fechar; assista
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
PM dispersa aglomeração e usa balas de borracha para evitar agressão a jovem no Vergel
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Motorista embriagado é preso dirigindo na contramão da BR 316, em Alagoas
Condutor embriagado é preso após buzinar e gesticular para viatura da PM parada em semáforo
Gente Famosa
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Duda Reis tem medo que Nego do Borel divulgue fotos e vídeos íntimos, diz B.O
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) deixou para hoje, dia 02, a “brincadeira” que talvez devesse ter sido feita ontem, 1º de abril, dia da mentira. Na manhã desta quinta-feira, 02, em meio à tensa cobertura de mortes e doentes pela covid-19 em todo o país, a imprensa alagoana se deparou com uma “nota” no perfil oficial da entidade no Instagram, informando sobre um roubo da taça do Campeonato Alagoano 2020. Em tempos de busca por informações verdadeiras e combate às fake News, a Federação informava no mesmo perfil, horas depois, que tudo não passava de uma “pegadinha”, uma ação de marketing, em um manifesto em defesa do Campeonato alagoano.
Assim como o TNH1, toda a imprensa “caiu” na brincadeira que para alguns internautas foi de péssimo gosto neste momento (leia comentários no final da matéria). Buscando obter mais detalhes sobre o crime que nunca aconteceu, o TNH1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Federação, que chegou a dizer que “estava apurando mais informações”. Porém, considerando que a nota constava no perfil oficial da FAF, por onde a entidade faz seus comunicados oficiais, o TNH1, assim como a Rádio Pajuçara FM Maceió, acabaram, sem intenção, informando equivocadamente ao nosso público.
O comentarista do Pajuçara Futebol Clube (PFC) e blogueiro do TNH1, Marlon Araújo, classificou o episódio como "A maior pisada de bola da história".
No final da manhã, uma segunda postagem esclareceu se tratar de um “manifesto” em defesa do Campeonato Alagoano, com direito à mascara do pintor Salvador Dali, que ficou conhecida recentemente depois da série "La Casa da Papel", que narra um roubo à Casa da Moeda da Espanha.
Com isso, o TNH1 removeu a matéria, por entender que o momento, onde os alagoanos enfrentam uma pandemia que já registrou uma morte no estado e tem outras 18 com a doença, não é propício a uma brincadeira envolvendo um ato violento, enquanto famílias inteiras enfrentam o estresse do confinamento para prevenção ao coronavírus.
Confira o post onde a FAF esclarece o "falso roubo":
Ver essa foto no Instagram Recebemos, há pouco, este vídeo em nossos canais de comunicação por meio de contas anônimas, que se identificaram como sendo do grupo responsável pelo sumiço da taça. O vídeo veio com o seguinte recado: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ SOMOS A RESISTÊNCIA – VIVA O ESTADUAL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nosso futebol sempre foi guerreiro, por isso nós, do time da RESISTÊNCIA, apresentamos este manifesto. O campeonato Alagoano é o corpo e a alma do futebol no estado, está presente no coração do nosso povo e em todos os 102 municípios, do litoral ao Sertão. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Enquanto a bola rolar, a torcida vibrar, o estádio tremer e o coração pulsar o jogo não pode parar. O campeonato alagoano irá resistir, porque é patrimônio de um povo guerreiro. Viva o Estadual! Uma publicação compartilhada por Federação Alagoana de Futebol (@fafalagoas) em 2 de Abr, 2020 às 8:07 PDT
Recebemos, há pouco, este vídeo em nossos canais de comunicação por meio de contas anônimas, que se identificaram como sendo do grupo responsável pelo sumiço da taça. O vídeo veio com o seguinte recado: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ SOMOS A RESISTÊNCIA – VIVA O ESTADUAL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nosso futebol sempre foi guerreiro, por isso nós, do time da RESISTÊNCIA, apresentamos este manifesto. O campeonato Alagoano é o corpo e a alma do futebol no estado, está presente no coração do nosso povo e em todos os 102 municípios, do litoral ao Sertão. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Enquanto a bola rolar, a torcida vibrar, o estádio tremer e o coração pulsar o jogo não pode parar. O campeonato alagoano irá resistir, porque é patrimônio de um povo guerreiro. Viva o Estadual!
Uma publicação compartilhada por Federação Alagoana de Futebol (@fafalagoas) em 2 de Abr, 2020 às 8:07 PDT
Repercussão negativa
Apesar de ações de marketing desse tipo não serem novidade, em plena tensão da pandemia, muitos internautas não receberam bem a brincadeira.
"Lamentável! em meio a tudo que etsamos vivendo nesse último mês, naõ era momento de brincar. Ideia até interessante, mas não para agora. Uma pena", queixa-se um internauta.
"Não curti essa ação de Marketing!! Me desculpe os demais, em tempos de "Fake News" esse tipo de ação é jogar todo o crédito que FAF tem no lixo!! Criar uma expectativa falsa pro torcedor é brincadeira sem graça! Se fosse lançar um "Manifesto" que fizesse de forma inteligente!! Brincar em tempos como esses é criar sorrisos sem cor!!", reclamou outro.
Os comentários negativos se seguiram:
“ZERO RESPEITO pelo torcedor! Se era pra ter graça passou longe”.
“Ridículo. Fazendo de besta quem está trabalhando em plena quarentena na comunicação de AL”.
“Em tempos de disseminação de notícias falsas e combate às chamadas Fake News, temos um perfil oficial da entidade que organiza o futebol de Alagoas colocando uma ação de marketing mal executada e repassando informação errada à sociedade e imprensa”.