Alagoas

Em Rio Largo, águas do Rio Mundaú avançam e assustam população; veja vídeos

TNH1 | 02/07/22 - 15h34
Foto: Cortesia ao TNH1

A cidade de Rio Largo, na Zona Metropolitana de Maceió, é mais uma região afetada pelas fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde a última sexta-feira, 1°. O município é banhado pelo Rio Mundaú e, segundo dados divulgados no Sistema de Alerta dos níveis dos rios, disponibilizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o nível do rio apresentou, na manhã deste sábado (02), uma elevação de 8,7 metros.

Imagens enviadas à reportagem do TNH1, na tarde deste sábado, mostram o rio Mundaú com uma grande volume d'água  e assustando moradores ribeirinhos. Veja:

Outro registro feito por populares e encaminhado ao TNH1, mostra ruas às margens do Rio Mundaú com pontos de alagamentos. Assita:

Uma imagem aérea compartilhada à reportagem, mostra a força da correnteza do rio Mundaú. Confira:

Nível dos rios de Alagoas devem continua aumentando neste sábado - O nível dos rios que cortam o estado de Alagoas devem apresentar uma elevação ainda maior na tarde deste sábado, 02. A informação foi confirmada ao TNH1 pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e, de acordo com o órgão, a região onde fica as nascentes dos rios devem registrar chuvas intensas nas próximas horas — elevando o estágio atenção para moradores de comunidades ribeirinhas.

"Em algumas nascentes, Rio Mundaú e Paraíba, que ficam em Pernambuco, já choveu mais de 100 milímetros. A chuva não atingiu somente as regiões afetadas, mas é registrada desde a nascente dos rios. A previsão é de chuvas intensas, nessas nascentes, nas próximas 12 horas. Os níveis dos rios, que já tingiram a cota de transbordamento, devem aumentar e, a partir de agora, de forma rápida", explicou o coordenador da Semarh, Vinícius Pinho.