Interior

Níveis de rios seguem altos no interior; Mundaú superou 8 metros e situação preocupa

TNH1 | 02/07/22 - 08h54
Rio Mundaú em União dos Palmares | Reprodução

Ao menos quatro rios que cortam o estado de Alagoas apresentam nível elevado em algumas cidades alagoanas na manhã deste sábado, 02, depois das chuvas ininterruptas das últimas horas. Em União dos Palmares, uma das regiões mais castigadas pela água, o nível do Rio Mundaú segue alto em comparação com dias normais. 

De acordo com os dados divulgados no Sistema de Alerta dos níveis dos rios, disponibilizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), três municípios estão com rios com tendência de elevação de nível nesta manhã. Esse aumento já é registrado nos municípios de Rio Largo e Murici. O primeiro apresenta 8,7 metros de elevação do Rio Mundaú até às 10h, e o segundo, 7,4 metros, do mesmo rio.

Em União dos Palmares, o Mundaú já atingiu 8,3 metros, e provocou preocupação das autoridades e da população ribeirinha. Na manhã de sábado, o nível ficou estável até a metade da manhã, e depois voltou a subir,, conforme consta no boletim da Semarh.

Já na cidade de Santana do Mundaú, o último registro foi da tarde de ontem, com elevação de 6,5 metros. Mas, imagens enviadas à redação do TNH1 neste sábado mostram o caos na cidade, devido às águas que invadiram as ruas e deixaram moradores ilhados.

O Rio Jacuípe, na cidade de Jacuípe, está com nível de "Alerta Cheia", com 5,6 metros de elevação até às 9h da manhã. O Boletim da Semarh mostra que o rio segue subindo de nível.

Já o Rio Caruru, em São José da Laje, superou os 5 metros na sexta-feira, mas deve registrar diminuição neste período de hoje. Por volta das 9h15, ele já registrava o nível de 4,9 metros.

O Rio Paraíba teve elevação em quatro cidades alagoanas na sexta-feira, 1º, porém não houve ainda atualização para a manhã deste sábado. Em Paulo Jacinto, ele apresentou crescimento de 6,6 metros, enquanto Viçosa, com 5,4 m, e Atalaia, com 4,9 m. Em Quebrangulo, também houve registro de elevação, porém com nível mais baixo, com 3,9 metros.

A situação das chuvas em Alagoas deixa as equipes de resgate em alerta. Cerca de 15 mil pessoas já estão desabrigadas ou desalojadas desde o início do período chuvoso no estado.