Saúde

Emagrecer sem sofrer: 2 truques simples para perder gordura mais rápido

Sport Life | 18/04/22 - 14h59
As duas dicas são simples e rápidas para a perda saudável de gorduras | Foto: Reprodução/Shutterstock

Emagrecer sem sofrer é o desejo de quase todas as pessoas que estão acima do peso ideal. Quem não quer perder aquela barriguinha a mais, sem precisar realizar grandes esforços e sacrifícios? Para muitos, no entanto, isso soa quase como uma utopia. Afinal, segundo o imaginário popular, para perder gordura é preciso parar de comer tudo aquilo que te dá prazer. Mas, isso não é uma verdade absoluta.

Sabemos que para perder peso é necessário manter um déficit calórico. Isso significa gastar mais energia do que se consome. Ou seja, à grosso modo, o conceito popular tem um pouco de razão. Você precisa comer menos e se mexer mais. No entanto, não é necessário renunciar àquilo que gostamos de comer. Para emagrecer sem sofrer é preciso ter equilíbrio e consciência.

“A questão não está, necessariamente, nesses pratos [que não pertencem à dieta]. E sim na periodicidade em que são consumidos, quantidade ingerida e os acompanhamentos servidos. Precisamos entender que comer é um ato de prazer. Por isso que escolher o cardápio e montar o prato exige bastante equilíbrio e moderação, para que o momento seja desfrutado com mais alegria e sem exageros”, conta a nutricionista Cyntia Maureen.

Conforme vimos, existem duas maneiras para perder gordura: diminuir a ingestão calórica e aumentar o gasto de energia. Resumindo, significa que é preciso fazer dieta e treinar. Isso pode parecer um grande desafio para algumas pessoas. No entanto, o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin, separou dois truques simples para emagrecer sem sofrer. Um sobre a alimentação e outro sobre o treinamento. Confira:

1 – Truque Alimentar: não tenha medo dos carboidratos - O primeiro passo de muitas pessoas que querem emagrecer rápido e não sabem por onde começar é, justamente, cortar os carboidratos da dieta. O que torna o processo de perda de peso doloroso e insustentável à longo prazo. Segundo Twin, alguns estudos realizados apontam que o consumo de carboidratos – desde que se tenha um controle calórico – não interfere negativamente no emagrecimento. Além disso, a presença do nutriente pode, inclusive, acelerar o processo de queima de gordura.

Vale lembrar que carboidrato – na medida certa – deixa o organismo com mais energia. “O indivíduo tem mais poder de treino, sendo assim, ele consegue melhorar o seu condicionamento físico, marcadores de saúde e criar um déficit calórico mais saudável”, revela o treinador. Portanto, se você quer emagrecer sem sofrer, consulte um nutricionista e não saia por aí cortando tudo que é fonte de carboidrato, como pães, arroz e batata.

2 – Truque de Treino: aumente a intensidade gradativamente - Outra atitude comum de quem quer perder peso rapidamente é dar o máximo de si na esteira ou em qualquer outra atividade física. Primeiro de tudo, é preciso dizer que a intensão é nobre e que você vai chegar lá. Mas, no começo, tenha um pouco de calma. Treinar por horas e horas, quando ainda se é iniciante, não é sustentável à longo prazo e pode causar lesões.

“Os aeróbicos devem ser praticados como uma pirâmide crescente. Por exemplo: 1h por semana e nas seguintes acrescente mais 1h, conforme os resultados forem estagnando. Isso levará à um resultado em que o condicionamento é criado no próprio percurso da perda de gordura corporal”, recomenda Twin. Emagrecer sem sofrer é totalmente possível, basta ter constância e evitar atitudes drásticas e insustentáveis por longos períodos.