Alagoas

Empresa doa 3,6 toneladas de hipoclorito de sódio para combate ao coronavírus em Arapiraca

Ascom Agreste Saneamento | 25/05/20 - 11h39
Foto: Ascom Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento realizou a doação de mais 3,6 toneladas de hipoclorito de sódio para ser utilizado no combate ao novo coronavírus em Arapiraca. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a comunidade durante a pandemia. O material, que é utilizado no tratamento da água que abastece sete municípios alagoanos, agora também servirá para a limpeza e desinfecção de espaços públicos do município.

“O hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária, é utilizado no processo de tratamento de água na Estação Morro do Gaia, em Traipu. Disponibilizamos do nosso estoque mais de 3,6 toneladas, que serão diluídas e usadas em ações de desinfecção de espaços públicos em Arapiraca, em uma parceria firmada com a Prefeitura de Arapiraca, em benefício de toda a comunidade”, explica Mikael Vasconcelos, coordenador técnico operacional da Agreste Saneamento.

O hipoclorito doado pela Agreste será utilizado para a desinfecção de 40 unidades de saúde, uma unidade especializada no tratamento da Covid-19, centros de Assistência Social e abrigos públicos da segunda maior cidade de Alagoas. Além disso, servirá para a limpeza de roupas nos abrigos para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua e ainda para a higienização de verduras das refeições servidas pela Prefeitura nesses locais.
De acordo com nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o hipoclorito de sódio é um dos saneantes mais eficazes e serve como alternativa ao álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies. O secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães, explica que evidências científicas apontam que o vírus pode permanecer por horas e até dias em superfícies que não passaram por limpeza adequada. 

Segundo o secretário, “a doação do hipoclorito de sódio é fundamental para a desinfecção das unidades de saúde do município, atuando como uma medida importante de prevenção, como forma de reduzir ainda mais o risco de propagação do novo coronavírus entre as populações mais carentes”, destaca.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Anadja Gomes de Almeida, também reforça a importância da doação. “Medidas de higienização contribuem diretamente para o combate à proliferação da Covid-19. Os equipamentos da Assistência Social recebem usuários e profissionais que necessitam das atividades in loco, por isso é importante a adequada e constante limpeza. Essa doação é bastante oportuna”.

COMPROMISSO

A doação de hipoclorito de sódio é mais uma das frentes de atuação da Agreste Saneamento para cooperar com o enfrentamento do novo coronavírus. Medidas internas incluem: afastamento de colaboradores dos grupos de risco, adoção de teletrabalho para as equipes administrativas, vacinação contra a gripe, aferição diária de temperatura e distribuição de máscaras para todos os funcionários. Outra medida implementada foi a adesão ao movimento #NãoDemita que preservará os 119 postos de trabalho da Agreste. A decisão foi firmada pela controladora da empresa, a Iguá Saneamento, e se estende também a outras 17 operações do grupo.