Alagoas

Empresários propõem redução de horário nos shoppings, bares e restaurantes de Maceió

Ana Carla Vieira | 03/03/21 - 10h26 - Atualizado em 03/03/21 - 11h48
Assessoria

Uma reunião das lideranças do setor produtivo, na Associação Comercial de Maceió, na manhã desta quarta-feira (03), definiu a proposta de redução de horários que será levada ao Governo. De acordo com o que foi anunciado, o documento elaborado na reunião deve ser entregue ainda na tarde de hoje.

De acordo com a proposta, para evitar o fechamento total do comércio e minimizar os danos causados pela pandemia, haveria redução e horários alternados para cada setor. Dessa forma, os empresários querem propor que os shoppings da capital passem a funcionar das 11h às 21h. As lojas do Centro de Maceió funcionariam das 9h às 17h, e das 8h às 13h aos sábados. Lojas de rua e galerias ficariam abertas das 10h às 19h, de segunda a sábado. Já as feiras livres funcionariam das 5h às 11h da manhã. 

Segundo a proposta, os bares e restaurantes fechariam à meia noite, assim como as barracas da orla. As praias seriam liberadas normalmente. Eventos sociais seriam permitidos só até a meia-noite também, com limitação de 150 pessoas em ambientes abertos. Toda a atividade econômica fecharia entre 0h e 5h da manhã.

De acordo com os representantes do setor produtivo, a alternância dos horários evita possíveis aglomerações em horários de chegada e partida de funcionários e clientes. "Para isso também solicitamos o aumento de frota no transporte coletivo e com passageiros apenas sentados. A proposta de redução teria um prazo até o dia 21 de março, com a possibilidade de reavaliação caso a curva permaneça acima da média", diz o documento que será entregue ao Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió.

Os empresários também querem propor que o horário de vacinação nos shoppings seja ampliado.

Participaram da reunião, representantes da Associação Comercial de Maceió, Aliança Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Bares e Restaurantes, Sindicato dos Estabelecimentos Básicos de Ensino, Maceió Shopping, Parque Shopping, Shopping Pátio, Associação dos Lojistas do Maceió Shopping, Associação dos Lojistas do Parque Shopping,
Associação dos Lojistas do Shopping Pátio, Associação dos Lojistas da Hiper Galeria e Assessores e Cerimonialistas de Alagoas.


Errata: o TNH1 chegou a noticiar que o empresariado propôs pelo não fechamento de bares e restaurantes, mas a informação foi corrigida porque, na verdade, a proposta sugere o funcionamento até à meia-noite.