Alagoas

Espingarda furtada de museu é encontrada em saco de lixo no Mercado da Produção

Redação TNH1 | 17/05/22 - 07h20
Arma de grande valor histórico tem mais de 100 anos e foi usada em guerra | Foto: Cortesia / Polícia Militar

Mais uma arma furtada do museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) foi localizada no Mercado da Produção, em Maceió. Desta vez, populares acionaram a Polícia Militar (PM) para informar que uma espingarda enrolada em sacos de lixo tinha sido abandonada entre as bancas de frutas e verduras do mercado, nessa segunda-feira (16).

A arma, segundo o Instituto, tem mais de 100 anos e foi usada na Guerra do Paraguai. 

"Diante das informações, fomos até o local informado e encontramos uma espingarda soca tempero embrulhada em alguns sacos plásticos. Tendo em vista que a arma tinha todas características de uma das armas furtadas no museu, entramos em contato com os responsáveis pela administração do mesmo e foi constatado que a arma teria sido furtada recentemente", informou o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM).

A espingarda foi entregue à responsável administrativa pelo IHGAL,  Fabiana Mariano da Silva.

No último dia 12, a PM apreendeu, também no Mercado da Produção, duas das armas furtadas no museu que estavam sendo comercializadas no local.  De acordo com a PM, durante incursão na região do Mercado da Produção,  a guarnição avistou um grupo comercializando algo que chamou atenção.

O museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, situado na Rua do Sol, no Centro de Maceió, foi arrombado e teve objetos furtados por criminosos, na madrugada do último dia 09.