Alagoas

Estudantes e servidores fazem ato em frente ao Cepa contra cortes na Educação

TNH1 | 15/05/19 - 07h50
Rádio Pajuçara / Hélio Góes

Estudantes e servidores da educação estão reunidos em frente ao Cepa, na Avenida Fernandes Lima, na manhã desta quarta (15), onde realizam um ato contra os cortes de recursos para as universidades e institutos federais em todo o Brasil.

Nem a Ufal, nem o Ifal funcionam nesta quarta (15), e a manifestação deve ter a adesão de profissionais de outras áreas, além de agricultores sem terra e trabalhadores sem teto  contra a reforma da Previdência.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, a partir das 10h os manifestantes farão uma caminhada em direção ao centro de Maceió, e em seguida param em frente ao Palácio do Governo estadual onde fazem uma fala contrária à desvalorização de professores.

"Hoje é um dia histórico. O Brasil inteiro parou, em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior. A Educação está nas ruas para dizer não à retirada do acesso ao conhecimento. É um esquenta para a greve geral prevista para 14 de junho", declarou.

O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar já esteve no Cepa para solicitar aos manifestantes que mantenham liberada uma ou duas faixas da Avenida Fernandes Lima para não bloquear o trânsito.

Também estão sendo realizados atos em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, na Praça do Açude (foto).

Pelo país

Manifestações foram convocadas para capitais e grandes cidades em todo o país. O bloqueio total de despesas do MEC anunciado até agora é de R$ 7,4 bilhões. Nas universidades federais, chega a R$ 2 bilhões, o que representa 30% da verba discricionária (que não inclui salários, por exemplo). Nesta terça-feira (14), o ministro Abraham Weintraub disse que não descarta novos bloqueios no orçamento da pasta após previsão de crescimento menor da economia.