Foi prorrogado por mais 60 dias o prazo para apresentação do relatório sobre a proposta de tornar a orla marítima de Maceió sentido único. A data começa a contar a partir do dia 1º de fevereiro e o relatório, portanto, deve ser apresentado até o dia 1º de abril.
A comissão responsável pelo estudo é formada por servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e foi criada para analisar a viabilidade técnica e as intervenções necessárias para a mudança no trânsito da capital.
No dia 02 de janeiro, o TNH1 realizou uma enquete com os internautas, logo após a publicação da criação do grupo de estudo ter saído no Diário Oficial. O TNH1 perguntou se as pessoas achavam que a mudança no trânsito da orla deva ser implementada. A maioria respondeu que "Sim". Ao todo 2.146 pessoas participaram da enquete. Desse total, 51,4% dos internautas acreditam que a mudança deve ser feita. Outros 32% responderam que não concordam. Já 12,1%, sugerem que seja feito um teste e 4,4% acham que a mudança deve ocorrer somente na alta temporada.
Segundo a SMTT, desde o início de janeiro deste ano, representantes da instituição estão se reunindo para chegar a um acordo sobre a mudança no trânsito da região. Os trabalhos envolvem a avaliação da estrutura viária das ruas e avenidas que estão na região, pontos e abrigos de ônibus para os usuários do transporte coletivo de passageiros, além de um diálogo com moradores, comerciantes, representantes de hotéis e restaurantes que são situados na localidade.
Os integrantes da comissão apresentaram a necessidade de ampliação do prazo para a apresentação do relatório final, com os resultados das análises que serão subsidiadas por medidas necessárias para o desenvolvimento de ações.
Como próximas fases no trabalho da comissão foram definidas as atividades que compreendem reuniões com representantes dos moradores, integrantes de setores geradores de emprego e que atraem pessoas para localidade (hotéis e restaurantes), além de intervenções de estacionamentos em horários específicos, para proporcionar maior fluidez ao transporte público.
"Nessa etapa, as análises estão priorizando os usuários do transporte coletivo. Com os estudos preliminares já chegamos à conclusão da necessidade de intervenções em vagas de estacionamentos em horários específicos para algumas vias. O que servirá como suporte para novas análises, além de proporcionar ganho no tempo das viagens dos ônibus. Tudo será conduzido com a participação da população, sempre com a missão de defender os interesses coletivos", destacou o superintendente André Costa.
Legislação - O trabalho da comissão está baseado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme dispõe o Artigo 24, incisos II e XVI. Entre os pontos abordados pela legislação, o planejamento e a regulamentação do trânsito de veículos, de pedestres e de animais para promover a circulação. Também inclui áreas de proteção de ciclistas. A lei acrescenta, ainda, o planejamento e a implantação de medidas para a redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes.