Maceió
Manutenção na rede de energia vai interditar trecho da Ladeira do Óleo no domingo
Barracas abandonadas são removidas de praça do Eustáquio Gomes
Prefeitura de Maceió vai aumentar frota de ônibus, reduzir comércio na orla e horários de mercados e feiras
Maceió: vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 79 anos segue este sábado
Carroceiros do Vale do Reginaldo recebem novo espaço para abrigar animais
Samu Alagoas atende mais de 1.400 chamados de casos de Covid-19 no primeiro bimestre do ano
Alagoas
Após decreto em AL, especialista explica como fica situação de festas em salões de condomínios
AMA e Conisul começam tratativas para compra de vacinas contra Covid-19
Interior de Alagoas chega a 80% de ocupação dos leitos de UTI; Maceió está com 76%
Confira a previsão do tempo para o final de semana em Alagoas
Boletim da Sesau aponta 623 novos casos e 13 mortes por Covid-19 em Alagoas
Mercado de Trabalho
Alagoas tem o 3º maior salário de delegado do país; veja ranking nacional
Nordeste
Pessoas acima de 73 anos podem se vacinar a partir deste sábado no Recife
Bombeiros resgatam filhotes de gato presos no interior de parede, em Fortaleza; vídeo
"Tem noites que eu não consigo nem dormir", diz governador do Ceará ao falar da pandemia
Nordeste encomenda 25 milhões de doses da Sputnik russa e quer comprar vacina do Butantan
Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarca em Pernambuco
Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia
Polícia
Policiais de Alagoas se envolvem em tiroteio durante suposta cobrança de dívida no Piauí
Operação do BPtran apreende armas e mais de 16 kg de maconha e cocaína em Maceió
Dois homens são baleados em tentativa de homicídio, em Pilar
Ronda no Bairro prende em flagrante homem por porte ilegal de arma no Jacintinho
SSP deflagra Operação Fase Amarela para fiscalizar cumprimento de novo decreto estadual
Operação prende suspeitos de latrocínio e roubo a instituições financeiras
Televisão
Gil diz a Sarah que quer namorar com Lucas quando deixar o "BBB21"
Gente Famosa
Nos EUA, Fernanda Machado é vacinada contra a Covid e recorda perda da tia
Festa cheia de funk termina com choro, DRs e até selinho quádruplo no BBB
Assessoria de Sarah: sister simpatiza com Bolsonaro, mas não o apoia
'Friends': Especial da série será filmado em abril, diz David Schwimmer
Leonardo presta homenagem ao amigo Passim: “Minha segunda voz na vida”
Uma ligação telefônica com tentativa de extorsão foi registrada com exclusividade pela Rádio Pajuçara FM Maceió na manhã desta quarta, 17. O caso envolve falsas acusações de pedofilia contra um alagoano e o golpe seria praticado por um grupo criminoso que já está sendo investigado no Rio Grande do Sul. O mesmo golpe já teve registro em Alagoas em novembro do ano passado.
Durante o programa Pajuçara na Hora de hoje, o repórter Hélio Góes entrevistou a vítima, identificada como Marcos Vinícius, que estava na Central de Flagrantes, no Farol, para registrar Boletim de Ocorrência contra o golpista. O homem explicou como havia sido a abordagem dando o detalhe de que, no último contato, o suspeito se apresentou como delegado do município de Canela, no RS.
O criminoso, sem saber que estava no ar, fez uma ligação telefônica para Marcos. Com a devida autorização, Hélio Góes atendeu ao vivo ao telefonema se passando pela vítima e conversou por alguns minutos com o suspeito. O golpista pediu dinheiro para que as acusações contra o alagoano fossem retiradas.
Veja abaixo a primeira parte do diálogo:
Hélio Góes: Alô, bom dia!
Golpista: Alô [...] É o delegado Alex. Eu conversei aqui com o pai da menor e ele quer resolver isso da melhor maneira possível. Ele não quer te expor...
Hélio Góes: Doutor, como é que eu faço para mandar esse dinheiro para o senhor, para eliminar esse assunto de uma vez por todas?
Golpista: Eu vou entrar em contato com o seu Luiz [falso pai], e vou pedir uma conta para ele, para o senhor depositar e resolver isso de uma vez por todas.
Hélio Góes: Essa pessoa que o senhor está falando que eu conversei, essa menina, ela está bem?
Golpista: Ela está bem, mas... Bem ela não está, porque na idade dela isso não é normal, correto? Inclusive ela vai ser internada... para onde vão as crianças abusadas, violentadas nas redes sociais... Elas sofrem psicologicamente, correto?
Hélio Góes: Como o senhor conseguiu me localizar?
Golpista: Eu localizei o senhor... Pela ocorrência... Da família... De vir para a nossa DP. Nós pegamos, colocamos um cabo no telefone da menor, e pesquisamos tudo, investigamos todo o ocorrido. Realmente o senhor cometeu um crime.
Hélio Góes: Eu posso ser preso por isso, Doutor?
Golpista: É um crime de pedofilia, a partir do momento que o senhor armazenar e enviar fotos para uma menor, o senhor está cometendo um crime de pedofilia. Artigo 241 do Código Penal da Lei Brasileira.
Hélio Góes: Eu pagando esse valor, estou liberado de tudo, doutor?
Golpista: O senhor vai estar liberado. Nós vamos resolver isso da melhor maneira possível, como eu disse ao senhor. O pai da menor não quer expor a menina e você não vai ser exposto.
Hélio Góes: Dá para o senhor informar como eu devo fazer esse depósito, pois por coincidência, a minha residência é em frente a uma agência de um banco. Dá para o senhor me informar de que forma posso passar esse valor agora?
Golpista: Eu vou te enviar a conta da família, e aí o senhor deposita o dinheiro na conta [...] Eu vou te enviar por Whatsapp.
Após a ligação, o homem enviou a imagem, pelo aplicativo, de um cartão de crédito com a conta da Caixa Econômica Federal no nome de Darlene Dorneles Borges. Minutos depois, ele retornou o contato e voltou a falar ao vivo com a reportagem da Rádio Pajuçara FM.
Leia a continuação conversa:
Golpista: Eu te mandei a conta.
Hélio Góes: Essa agência é em Canela?
Golpista: Sim.
Hélio Góes: O senhor está em casa ou na delegacia?
Golpista: Estou na delegacia.
Hélio Góes: A minha esposa está tentando fazer um TED, mas não está conseguindo. O senhor tem como fornecer o PIX da conta para ser mais rápido?
Golpista: O PIX da conta? Eu tenho que entrar em contato com o pai da menor.
Hélio Góes: Eu vou fazer aqui um TED ou um DOC, quando for mais tarde, o senhor pode acessar para ver se caiu na conta. Tá certo?
Golpista: Assim que o senhor depositar, me mande o comprovante [...] Daqui a quanto tempo o senhor vai colocar na conta?
Hélio Góes: A internet está horrível, eu vou botar às 14h. Eu faço já essa transferência.
Golpista: O senhor falou para mim que ia colocar agora o dinheiro, aí agora está falando que só vai colocar 14h. Que horas você vai colocar o dinheiro?
Hélio Góes: Às 15h, por aí. Vai estar na conta.
Golpista: Assim que o senhor realizar a transferência, me mande o comprovante [...] Estou aguardando.
Marcos Vinícius não conseguiu registrar o Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes, no Farol, nesta manhã, e foi orientado pelos agentes de plantão para relatar o caso na delegacia de Fernão Velho.
Os materiais recolhidos pela vítima, como áudios, fotos e prints de mensagens, devem ser entregues às autoridades alagoanas. O diálogo registrado ao vivo pela rádio também deve ser inserido no inquérito para investigar o caso.
Ouça a reportagem na íntegra:
Fases do golpe
O modo de operação do suposto grupo é basicamente o mesmo: o golpista entra em contato com a vítima como uma mulher, por aplicativo de mensagem, e tenta seduzí-la. Logo depois, a "mulher" diz que é menor de idade e uma pessoa, na maioria das vezes se apresentando como pai dela, aterroriza a vítima, com ameaças de denunciá-lo para a polícia.
Em sequência, o homem se passa por delegado e afirma que a vítima tem que depositar uma quantia em dinheiro para solucionar a situação. Ele acrescenta que a família pede um acordo para não expor a menina, e caso tenha a negativa da vítima, um boletim seria registrado na delegacia e poderia ocorrer a prisão.
A suspeita é de que o esquema envolve um presidiário de Porto Alegre, que está recluso desde 2018. Mais pessoas teriam relação com o crime e já estariam sendo identificadas pelas autoridades gaúchas.
Crimes contra alagoanos
Até novembro de 2020, três pessoas que moram em Alagoas haviam procurado a polícia para relatar o crime. Dezenas de casos semelhantes também foram registrados no Sul do país.
De acordo com o delegado Robervaldo Davino, à época, o criminoso estava recluso num presídio de Porto Alegre e inicialmente se passa por uma mulher para tentar seduzir a vítima por meio de aplicativo de mensagens.
Após ganhar a confiança dela, o presidiário envia fotos do corpo de mulher para o homem, sem mostrar o rosto. Logo depois, o golpista se identifica como menor de idade e, nesse momento, simula que o pai da jovem pegou o celular e começa a tentar extorquir o homem.
Davino confirmou que tanto ele quanto as outras duas pessoas que tiveram contato com o bandido não chegaram a ser extorquidas.
Veja Também